Topo

Grande tempestade de neve causa acidentes e cancelamentos de voos no Canadá e nos EUA

Do UOL, em São Paulo

08/02/2013 15h07

A gigantesca tempestade de neve, batizada de Nemo, que está causando fortes nevascas no sudeste do Canadá e em parte dos Estados Unidos, como Nova York e Boston, obrigou nesta sexta-feira (8) o cancelamento de cerca de 400 voos no aeroporto internacional de Toronto e mais de 3.700 voos em terras norte-americanas. Ela também obrigou muitos trabalhadores ficaram em casa, e aulas foram canceladas.

A TAM divulgou nota informando que cancelou parte de seus voos indo ou saindo de Nova York. De acordo com a nota da companhia, será prestada assistência aos passageiros afetados por esses cancelamentos. “Eles serão reacomodados nas próximas opções de voos disponíveis, sem cobrança de taxas”. “Situações como essa são desagradáveis e afetam a programação da viagem dos clientes, porém a aviação está suscetível a eventos naturais, e cabe à companhia aérea preservar a segurança dos passageiros”, completa a nota.

A tempestade de neve deve ter proporções históricas e pode cobrir várias cidades, com ventos parecidos com os de um furacão. Os meteorologistas temem que ela possa superar a intensidade da "Great Blizzard" de 1978, quando foram registrados 51 mortos.

"Esta será uma tempestade de inverno perigosa", afirmou Alan Dunham, meteorologista do Serviço Nacional do Clima. "Seja para onde você tiver de ir, chegue lá na sexta de manhã e não planeje sair", recomendou.

Boston e Nova York são as cidades onde devem ocorrer os maiores problemas. Os moradores se precaveram e estocaram água e bens de primeiras necessidades, e houve longas filas em postos de combustível.

Há o risco de faltar energia em alguns pontos do país, inclusive em áreas afetadas em outubro pela violenta tempestade Sandy - que chegou aos EUA com força de furacão.

A Amtrak afirmou que manterá operando os trens na região na tarde de sexta. Os governadores de Connecticut e Massachusetts decidiram que os funcionários públicos não essenciais deveriam ficar em casa hoje, como medida de precaução.

Canadá

A tempestade também provocou centenas de acidentes nas províncias canadenses mais afetadas. O Serviço Meteorológico do Canadá advertiu que a parte mais ao sul da província de Ontário receberá nas próximas horas entre 15 e 25 centímetros de neve junto com ventos de até 60 km/h.

Nas províncias do Atlântico canadense, as rajadas de vento alcançarão os 90 km/h e as precipitações de neve serão de até 40 centímetros na província de Terra Nova e Lavrador.

Nas últimas horas, Ontário registrou quase 200 acidentes de trânsito devido à pouca visibilidade e à neve acumulada nas estradas.

Os meteorologistas também advertiram que em Toronto, a principal cidade canadense, cairão 25 centímetros de neve, a maior nevada nos últimos cinco anos.

Uma das principais vias da cidade, a estrada Gardiner, precisou ter várias de suas rampas de acesso fechadas hoje, diante do temor de que a neve acumulada em suas encostas provocasse pequenas avalanches.

Em Toronto, Ottawa e outras localidades do sul de Ontário, as autoridades cancelaram o serviço de ônibus escolares e a polícia recomendou que aqueles que puderem fiquem em casa e evite circular nas estradas da província. (Com agências internacionais)