Topo

'Batman inglês' que virou herói após entregar amigo à polícia é preso por roubo

O verdadeiro Batman, Stan Worby, 39, que trabalha em um restaurante de comida chinesa - Reprodução
O verdadeiro Batman, Stan Worby, 39, que trabalha em um restaurante de comida chinesa Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

17/04/2013 20h16Atualizada em 29/05/2015 13h29

Menos de dois meses depois de ganhar fama internacional após, fantasiado de Batman, entregar um amigo à polícia, o britânico Stan Worby, 39, viu sua moral de super-herói desabar: o “Batman da vida real” foi preso no último domingo (14), acusado de roubar uma garagem junto com Danny Frayne, 27, o amigo que ele mesmo levou à polícia em 27 de fevereiro. As informações são do diário britânico “The Guardian”.

O carro onde estava a dupla foi parado pela polícia de madrugada, em Bradford, no norte da Inglaterra. No porta-malas do veículo, os policiais encontraram ferramentas avaliadas em mais de R$ 2.000 que teriam sido furtadas de uma garagem residencial.

Agora, a dupla vai ser julgada por furto no próximo dia 26.

Ato 'heróico'

Worby decidiu levar o amigo à delegacia depois que este último foi intimado pelas autoridades acusado de crimes de fraude e manipulação de objetos roubados. Segundo ele, vestir-se de Batman foi uma brincadeira combinada com o amigo.

"Obviamente se tratava de uma piada. Algo entre Daniel e mim", afirmou  Worby em uma entrevista que deu à à emissora britânica "ITV" para dar sua versão do incidente.

O "Batman inglês" trabalha como entregador em um restaurante de comida chinesa em Bradford e disse que conhece o amigo há 15 anos.

Após a detenção de Danny, a polícia de West Yorkside publicou uma mensagem em sua página do Facebook para encontrar o misterioso justiceiro, que unicamente disse "capturei isso para vocês" antes de "desaparecer na noite para lutar contra o crime e o medo em Bradford", segundo as autoridades.

Repercussão mundial

Chamado de "super-herói da vida real", Worby apareceu em noticiários no mundo todo após imagens de circuito interno divulgadas pelas autoridades mostrarem ele detendo o amigo antes de entregá-lo aos plantonistas de uma delegacia da cidade. O fato aconteceu dia 25 de fevereiro.

"Estou surpreso. Não esperava isto" afirmou Worby, que se sente especialmente incomodado por ter sido definido como um "justiceiro rechonchudo". "Eu usava um moletom debaixo. Não posso usar só isto [a fantasia], é muito fino", explicou sobre o frio do inverno inglês.

E vale notar: a roupa usada por Worby estava mais para o herói no seriado de TV dos anos de 1960 do que para o Cavaleiro das Trevas vivido no cinema pelo ator Christian Bale. (Com Efe)