Topo

Em Cingapura, garoto de 12 anos usa internet para fazer apelo contra bullying homofóbico

Do UOL, em São Paulo

17/05/2013 06h00

Pelo que conta em um vídeo postado em seu canal no YouTube, Theo Chen, de Cingapura, tem apenas 12 anos e já conhece os efeitos do preconceito e da homofobia.

Cansado de ser perseguido na internet por anônimos -- ele acha até que alguns ofensores são seus supostos "amigos"-- ele gravou uma mensagem em inglês, com duração de pouco mais de seis minutos, e a publicou no dia 6 de maio, sob o título “Gay”. (A versão exibida aqui foi legendada pelo brasileiro Maurizio Cardinale, ao compartilhar o vídeo)

Sem usar nenhuma palavra de baixo calão, sem mencionar nem agredir ninguém, sem replicar na mesma moeda as provocações que sofre, Theo faz um apelo e pede para que não o julguem. “Quem se importa se sou gay? Eu achava que este era um mundo livre”, desabafa.

Cingapura é um dos 78 países que ainda criminalizam práticas homossexuais. Nesta sexta-feira (17), é comemorado o Dia Internacional de Combate à Homofobia.

Theo diz que não aproveita a escola por conta do bullying

O menino sugere, então, que as pessoas não assistam mais aos vídeos que publica. Além disso, Theo diz que deveria estar aproveitando a escola, mas não consegue porque todos ficam falando dele o dia todo. 

Em seu canal, Theo aparece dublando canções de famosos da música pop internacional, como Justin Bieber, Jessie J, Skrillex, Nicki Minaj e outros.

“Vocês estão exercitando estereótipos de maneira tão forte neste momento, e vocês não deveriam, isso não é certo”, diz Theo em seu depoimento.