Papa recebe ciclista brasileiro após 15 cartas com o pedido
Após pedalar mais de 3.154 quilômetros por seis países europeus, o brasileiro Leandro Martins, 30, recebeu um convite especial para ir ao Vaticano e se encontrar pessoalmente com o papa Francisco. Ele escreveu 15 cartas ao secretário pessoal do pontífice para conseguir concretizar o sonho de conhecer o argentino.
"Estava tomando café quando meu celular tocou. Quando vi que era um número desconhecido, sabia que se tratava de um contato importante. E assim foi. Era o secretário do pontífice, me convidando para visitar o papa naquele mesmo dia", contou Martins em seu blog "Leandro By Bike."
Em seus insistentes pedidos, o brasileiro deixou claro que não era católico, mas expressou sua surpresa com a eleição de um papa simples, amigável e interessado em questões sociais. Também falou de sua viagem e de seu desejo em conhecer Francisco. E no dia 18 de julho, o nativo do Estado do Rio Grande do Sul, pegou a sua bicicleta e se dirigiu até a porta da Casa Santa Marta, no Vaticano.
Apesar de não ser católico, Martins participou da missa privada com Bergoglio, na capela de Santa Marta. "Tudo era simples - havia cerca de 15 pessoas na sala, algumas freiras e homens vestidos com roupas religiosas, e meu guia sentou ao meu lado. Quando o papa entrou no local só percebi que era quando todos ficaram de pé", descreveu o brasileiro.
Ao final da cerimônia religiosa, o secretário do pontífice se aproximou dele e lhe disse: "Você fez isso", ao abrir um livro e mostrar uma de suas cartas, e confessou: "Eu sei que soa ridículo e que pode fazer você rir, mas ele realmente quer conhecê-lo. "
Na porta da capela, o ciclista e o papa se abraçaram. Francisco disse que conhecia Porto Alegre e que tem parentes próximos em Pelotas. O pontífice assinou a bandeira brasileira do ciclista aventureiro com uma frase simples: "Que Deus esteja com você".
Martins iniciou sua viagem há cerca de nove semanas em Amsterdã, Holanda, e já passou por Alemanha, República Checa, Áustria, Eslovénia e pelas cidades italianas de Trieste, Veneza, Bolonha e Pisa. Sua jornada continuará em Brindisi, em seguida, Grécia, Israel e Ásia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.