Topo

Atentado a bomba em casamento deixa mortos e feridos na Turquia

Parentes de vítimas de atentado se abraçam em frente a hospital em Gaziantep - Ahmed Deeb/AFP
Parentes de vítimas de atentado se abraçam em frente a hospital em Gaziantep Imagem: Ahmed Deeb/AFP

Do UOL, em São Paulo

20/08/2016 18h45Atualizada em 20/08/2016 22h51

Ao menos 30 pessoas morreram e 94 ficaram feridas em um atentado a bomba durante um casamento na noite deste sábado (20) em Gaziantep, no sudeste da Turquia, segundo um comunicado emitido pelo escritório do governador provincial. A cidade é próxima à fronteira com a Síria.

"Até agora, no ataque 30 cidadãos morreram e há 94 feridos", indica o comunicado, divulgado na página da instituição na internet neste domingo (no horário local, ainda sábado no Brasil).

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, condenou o atentado em comunicado, no qual pede "paciência e força" à nação.

"Um terror que é tão inimigo da humanidade que joga uma bomba contra um casamento, sem respeitar nenhum valor, mostrou seu rosto transformando uma festa em um lugar de luto", diz a nota.

"Continuaremos a luta com decisão contra esta vil organização terrorista que atenta contra a inocência e a vida", afirma a nota, sem detalhar quem são os responsáveis.

 O governador da região, Ali Yerlikaya, disse à emissora CNN Turk que a explosão foi um "atentado terrorista" cometido por um suicida. Também em entrevista à CNN Turk, o deputado Mehmet Erdogan, membro do partido governamental AKP e sobrinho do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, confirmou a versão de um ataque com bomba.

 O responsável pela explosão ainda não foi identificado, mas Mehmet Erdogan disse que é muito provável que tenha se tratado de um ataque suicida.

atentado na turquia  - Ahmed Deeb/AFP - Ahmed Deeb/AFP
Equipes de resgate socorrem pessoas feridas em atentado em Gaziantep
Imagem: Ahmed Deeb/AFP

O deputado acrescentou que esse tipo de ataque costuma ser cometido pelo grupo Estado Islâmico (EI), ou pelos rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Segundo a agência de notícias Dogan, a explosão, que aconteceu às 16h40 (no horário de Brasília), teve como alvo uma cerimônia de casamento ao ar livre.

"O objetivo do terror é atemorizar a população, mas não vamos permitir isso", garantiu o vice-primeiro-ministro turco, Mehmet Simsek.

"Atacar um casamento é algo bárbaro", declarou ele à televisão turca.

Localizada no norte da fronteira com a Síria, Gaziantep se tornou um importante centro de acolhida de sírios que fogem da guerra civil em seu país.

Depois de ter acolhido refugiados e ativistas da oposição, teme-se também a presença de extremistas.

atentado na turquia 2 - Ahmed Deeb/AFP - Ahmed Deeb/AFP
Gaziantep se tornou um importante centro de acolhida de sírios que fogem da guerra civil
Imagem: Ahmed Deeb/AFP

Esta semana, o sudeste da Turquia foi alvo de três atentados que deixaram 14 mortos. O governo responsabilizou a guerrilha do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, o PKK curdo.

O ataque ocorre no mesmo dia em que primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, declarou que a Turquia quer ser "mais ativa" na crise síria nos próximos meses.

"O derramamento de sangue deve acabar. Bebês, crianças, pessoas inocentes não devem morrer. Esta é a razão pela qual a Turquia será mais ativa na tentativa de impedir que [esta situação] piore nos próximos seis meses". (Com agências internacionais)