Topo

Como a televisão influencia o comportamento de Donald Trump na Casa Branca

Imagem divulgada pela HBO mostra o presidente Donald Trump durante a gravação de "The Words that Built America", que foi ao ar no dia 4 de julho - HBO via AP
Imagem divulgada pela HBO mostra o presidente Donald Trump durante a gravação de "The Words that Built America", que foi ao ar no dia 4 de julho Imagem: HBO via AP

Do UOL, em São Paulo

11/07/2017 14h49

A televisão tem um papel importante na vida do presidente dos EUA. Pessoas ao redor de Donald Trump dizem que seu dia a dia na Casa Branca começa com ele assistindo a televisão pelas manhãs e encerrando a noite também assistindo a televisão. E o que ele vê pode até influenciar nas suas decisões.

Muitos jornalistas e oposicionistas políticos perceberam esse hábito na vida de Trump e descobriram que uma das melhores maneiras de chamar a sua atenção é usar uma câmera de televisão e mandar uma mensagem ao vivo e direta para ele. O deputado democrata Elijah Cummings uma vez se dirigiu diretamente ao presidente no programa "Morning Joe" pedindo por uma audiência para falar sobre prescrição de drogas. Trump agendou um encontro após isso.

Trump é um homem tão ativo no consumo de mídia que até monitora as aparições (e aparências) de membros do Congresso, elogiando ou criticando o que eles disseram ou como eles aparentavam.

Trump é conhecido nos bastidores por pedir silêncio à sua equipe ou a visitantes para que ele consiga se focar naquilo que está sendo transmitido na TV. Também já foi visto gritando para a tela quando surge alguma cobertura negativa a ele.

Segundo o jornal norte-americano "The Washington Post", Trump nunca está muito distante de uma TV que esteja sintonizada na CNN, Fox, Fox Business ou MSNBC.

O seu dia é 'pautado' por programas que ele assiste. Em seu Twitter, especialmente de manhã, as primeiras publicações de Trump estão relacionadas a algum programa de televisão a que ele assistiu.

Na última segunda-feira (10) ele retuitou quatro vídeos do canal de televisão Fox ao longo do dia, do programa que parece ser o seu favorito e do qual ele publica com mais frequência, o "Fox & Friends", para reforçar suas opiniões a respeito de algo.

Uma de suas primeiras postagens de manhã foi um retuíte de um vídeo da Fox que falava do vazamento de documentos cometidos pelo ex-diretor do FBI James Comey.

Minutos depois em outro tuíte ele escreveu "James Comey vazou informações confidenciais para a mídia. Isso é muito ilegal". E após mais alguns minutos retuitou outro vídeo da Fox onde os participantes do programa comentavam o que ele havia escrito momentos antes.

 

O que antes para Donald Trump poderia ser um hábito 'relaxante', como ver programas de televisão, hoje é algo que afeta o seu humor.

Em publicações na internet e em discursos na televisão o seu ato muitas vezes compulsivo, às vezes deixa claro que os ataques que ele sofre na TV o irritam e ele rebate canais de televisão e seus membros de maneira agressiva, algo que nenhum outro presidente dos EUA estava acostumado a fazer.

Alguns exemplo são a entrevista coletiva à imprensa em que ele mandou o repórter da emissora de TV americana, CNN, Jim Acosta, ficar calado e dizer "Vocês são notícias falsas" ou quando ele reproduziu um vídeo dele socando um homem no chão, com o rosto coberto com o logo da CNN, durante um espetáculo de luta livre.

Donald Trump antes de se tornar presidente dos EUA ficou conhecido por participar de diversos programas da televisão americana e por comandar o programa "O Aprendiz".

Donald Trump possuķ "Estrela de Hollywood" na Calēada da Fama, que é um monumento concedido para membros da indśstria do entretenimento - Getty Images - Getty Images
Donald Trump possui "Estrela de Hollywood" na Calçada da Fama, que é um monumento concedido para membros da indústria do entretenimento
Imagem: Getty Images

Na televisão ele criou a imagem de ser um homem de sucesso, que sabe liderar e comandar empresas como ele comandava o seu programa de televisão. Muitos se identificaram com essa imagem e acharam que ele teria um grande potencial para ser um político.

Ao longo dos anos ele percebeu a importância da televisão para chamar a atenção e convencer as pessoas e mostrou para o mundo que ele tinha o dom de ser um 'showman', que consegue falar por horas sem ter que ler anotações e que sabe lidar muito bem com as câmeras.

Esse hábito de estar e acompanhar tudo por trás das câmeras não deixou de estar presente em sua vida após se tornar presidente.