Topo

Esse conteúdo é antigo

Tubarões 'pegando onda' e outros animais marinhos disputam premiação; veja

Tubarões "pegando onda" na Austrália Ocidental estão entre os finalistas do prêmio - Reprodução/Sean Scott/Ocean Photography Awards
Tubarões 'pegando onda' na Austrália Ocidental estão entre os finalistas do prêmio Imagem: Reprodução/Sean Scott/Ocean Photography Awards

Do UOL, em São Paulo

11/11/2020 14h42

O Ocean Photography Awards 2020 (Prêmio de Fotografia do Oceano, em português) divulgou as cem imagens finalistas (confira abaixo) da competição para a edição deste ano. O resultado será divulgado no próximo dia 19 através de uma cerimônia virtual. A competição tem o objetivo de divulgar como a poluição, principalmente de plástico, afeta os oceanos e ainda celebra a beleza da vida dos animais marinhos na natureza.

O prêmio é dividido em seis categorias, além da principal, que é a de "Fotógrafo de Oceano do Ano". São elas: Prêmio de Portfólio Coletivo, Fotógrafo de Conservação, Fotógrafo de Exploração Oceânica, Fotógrafo de Aventura no Oceano, Jovem Fotógrafo do Oceano, e Prêmio de Escolha da Comunidade — o voto popular. Este último pode ser votado no site da premiação, onde também é possível conferir todas as outras imagens finalistas.

Sete jurados da premiação escolheram as cem fotografias finalistas da edição entre mais de 3 mil inscrições. Eles ainda serão os responsáveis por selecionar os vencedores da categoria principal e das outras restantes.

Os ganhadores de todas as categorias vão receber prêmios pela participação, entre eles, dinheiro, convite para uma noite de gala em um evento na prefeitura de Londres, na Inglaterra, e kits personalizados para participar de expedições no mar ou na terra, segundo o site oficial da premiação.

A premiação varia de acordo com a categoria, mas o ganhador da categoria principal de "Fotógrafo de Oceano do Ano" ganhará 5 mil libras esterlinas (cerca de R$ 35 mil), destaque na revista Oceanographic — que organiza a competição —, convite de gala para um evento noturno na prefeitura de Londres, kits de expedição e aventura personalizados para excursões oceânicas remotas e na terra, entre outros.

De acordo com o Daily Mail, Cristina Mittermeier, uma das juradas, disse que o alto número de inscrições representa a importância de defender os oceanos e declarou a dificuldade de escolher os ganhadores entre tantos trabalhos de qualidade.

"Escolher um vencedor em cada uma das categorias não foi [uma] tarefa fácil. Eu e os meus colegas juízes levamos muito a sério [a premiação] e mal podemos esperar para comemorar com os vencedores e compartilhar seus importantes trabalhos com o mundo", explicou.