Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

EUA impõem novas sanções contra Rússia e presidente de Belarus

Do UOL, em São Paulo*

15/03/2022 13h46Atualizada em 15/03/2022 13h57

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (15) novas sanções contra o presidente bielorrusso Alexander Lukashenko e sua esposa, bem como indivíduos e entidades russas, acusando-os de corrupção e violações dos direitos humanos.

O Tesouro disse que essas sanções visam Lukashenko, "chefe de um governo corrupto em Belarus, cuja rede de patrocínio beneficia sua comitiva e seu regime", bem como sua esposa. Além disso, ordenou medidas punitivas contra quatro cidadãos e uma organização russa, segundo um comunicado.

Hoje, o Reino Unido também aplicou mais sanções à Rússia. O governo britânico incluiu mais 350 indivíduos à lista de indivíduos sancionados e impôs tarifas punitivas sobre produtos como vodka.

Entre os oligarcas que estão na nova lista estão o primeiro-ministro Mikhail Mishustin, o ministro da Defesa Serguei Shoigu e o ex-presidente russo Dmitri Medvedev, bem como o secretário de imprensa de Putin, Dmitry Peskov, e a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

Além disso, o Reino Unido proibiu a exportação de bens de luxo.

Ontem, a União Europeia também aprovou um novo pacote de sanções contra a Rússia. A decisão foi tomada durante reunião dos embaixadores dos 27 países-membros do bloco (Coreper), na qual também foi aprovado o pedido à Organização Mundial do Comércio (OMC) de suspender, para a Rússia, a cláusula da "nação mais favorecida" bem como o exame da candidatura da Belarus para integrar a entidade.

*Com AFP e Ansa