Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Fotos de satélite mostram a palavra 'criança' escrita em teatro bombardeado

Imagem de satélite mostra Mariupol Drama Theatre antes do bombardeio, com a palavra "crianças" em russo escrita em grandes letras brancas na calçada em frente e atrás do prédio, em Mariupol, Ucrânia, 14 de março de 2022 - Maxar Technologies/via Reuters
Imagem de satélite mostra Mariupol Drama Theatre antes do bombardeio, com a palavra 'crianças' em russo escrita em grandes letras brancas na calçada em frente e atrás do prédio, em Mariupol, Ucrânia, 14 de março de 2022 Imagem: Maxar Technologies/via Reuters

Do UOL, em São Paulo

16/03/2022 18h25Atualizada em 17/03/2022 13h38

Imagens de satélite mostram o Teatro Regional de Drama de Donetsk, que fica em Mariupol, cidade portuária da Ucrânia, antes de ser bombardeado nesta quarta-feira (16).

Nos registros, feitos pela Maxar Technologies, é possível ver a palavra "crianças" escrita com letras bem grandes, em russo, em frente e atrás do prédio da casa de espetáculos.

De acordo com a mídia local, no momento do ataque, cerca de 1 mil pessoas estavam no teatro, mas ainda não há confirmação oficial sobre mortos e feridos. O espaço cultural vinha sendo usado como abrigo por cidadãos que tentavam se proteger dos intensos bombardeios que a cidade vem sofrendo.

Imagem de satélite mostra o Teatro de Drama Mariupol antes do bombardeio, com a palavra "crianças" em russo escrita em grandes letras brancas na calçada, na frente e atrás do prédio, em Mariupol, Ucrânia, 14 de março de 2022 - Maxar Technologies/via Reuters - Maxar Technologies/via Reuters
Imagem de satélite mostra o Teatro de Drama Mariupol antes do bombardeio, com a palavra "crianças" em russo escrita em grandes letras brancas na calçada, na frente e atrás do prédio, em Mariupol, Ucrânia, 14 de março de 2022
Imagem: Maxar Technologies/via Reuters

O representante municipal de Mariupol, Sergiy Taruta, escreveu, em seu perfil no Facebook, que as forças russas destruíram o teatro "proposital e cinicamente".

A Câmara Municipal informou, em seu canal do Telegram, que a parte central do teatro colapsou e os escombros bloquearam a entrada para o abrigo antibombas.

O ministro de Assuntos Internos da Ucrânia, Anton Gerashchenko, expressou indignação com o ataque.

"Centenas de almas inocentes morreram em um instante. Este assassinato em massa ofusca as atrocidades dos nazistas alemães", disse juntamente com vídeo compartilhado no Telegram com crianças que estariam no local.

O ministério da Defesa da Rússia negou ter bombardeado o teatro e atribuiu a explosão a um batalhão nacionalista ucraniano, denominado Azov. Moscou já tinha responsabilizado essa unidade militar pelo bombardeio, na semana passada, de um hospital pediátrico e maternidade na mesma cidade, que provocou indignação internacional.

Comboio atacado

Mais cedo, Mariupol já havia sido atacada pelos russos em uma ação que deixou mortos e feridos, incluindo uma criança gravemente ferida, segundo informações do exército ucraniano.

Um comboio de civis que saiu de Mariupol para Zaporizhzhia foi alvo de vários foguetes Grad por volta das 15h30 (10h30 de Brasília).

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

O 21º dia da guerra da Rússia com a Ucrânia também contou com bombardeiros em Zaporizhzhia, cidade até então pouco afetada militarmente e que conta com a usina nuclear já tomada pelos russos.