Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Rússia mais que dobra número de mísseis no Mar Negro, diz Ucrânia

Do UOL*, em São Paulo

09/05/2022 11h00

O Ministério da Defesa da Ucrânia disse hoje que as forças russas mais que dobraram o número de mísseis na região do Mar Negro.

Segundo Oleksandr Motuzyanyk, porta-voz do ministério, agora "existem sete lançadores com um total de até 50 mísseis no Mar Negro". Na semana passada, eram três, com um total de até 20 mísseis, segundo o ministério.

O porta-voz também disse que os navios russos nos mares Negro e Azov, que banham a Ucrânia, continuam realizando tarefas para isolar a área de hostilidades, realizar reconhecimento e fornecer apoio de fogo na direção costeira.

Hoje, a guerra promovida pela Rússia na Ucrânia entrou no 75º dia com o foco voltado para o discurso, em Moscou, do presidente russo, Vladimir Putin, nas comemorações do Dia da Vitória, em lembrança aos 77 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Ucrânia espera ataques

Mais cedo, em relatório, o Ministério da Defesa da Ucrânia disse que "há uma alta probabilidade de ataques de mísseis em toda a Ucrânia".

Em pontos da fronteira com a Rússia, a Defesa ucraniana disse ver "a transferência de pessoal e equipamento militar para a reposição de unidades que sofreram perdas significativas na Ucrânia continua".

porta-voz - Ministério da Defesa da Ucrânia - Ministério da Defesa da Ucrânia
Oleksandr Motuzyanyk, porta-voz do Ministério da Defesa da Ucrânia
Imagem: Ministério da Defesa da Ucrânia

Já o Ministério da Defesa da Rússia disse que atacou, com mísseis de alta precisão, a região de Odessa, no sul ucraniano, destruindo helicópteros.

As forças russas também fizeram ataques contra equipamentos militares da Ucrânia em áreas do leste, como Donetsk e Kharkiv. Na região de Zolote, também no leste, estação de radar fabricada nos Estados Unidos teria sido destruída pela Rússia.

No total, os russos disseram ter matado cerca de 350 soldados ucranianos entre ontem e hoje.

(Com AFP)