Trump e Putin conversaram sobre guerra na Ucrânia; Rússia nega telefonema
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou com o presidente russo, Vladimir Putin, e pediu que ele evite uma escalada na Ucrânia, reportou o jornal Washington Post neste domingo.
Trump conversou com Putin na última quinta-feira, dias após vencer as eleições. Questionado sobre a possível conversa, Steven Cheung, diretor de comunicação de Trump, disse à AFP: "Não comentamos sobre ligações particulares entre o presidente Trump e outros líderes do mundo".
Segundo fontes do jornal, Trump lembrou a Putin a grande presença militar dos Estados Unidos na Europa. O presidente eleito também manifestou interesse em futuras conversas para discutir uma "solução próxima para a guerra na Ucrânia".
O presidente ucraniano Volodimir Zelensky falou com Trump na quarta-feira, uma conversa que também contou com a participação do bilionário Elon Musk.
Trump questionou durante sua campanha o apoio milionário de Washington a Kiev. Na semana passada, Putin afirmou que está "pronto" para conversar.
O Exército russo lançou neste fim de semana 145 drones contra a Ucrânia, reportou o presidente Volodymyr Zelensky, enquanto a Rússia informou hoje ter derrubado 34 drones ucranianos que tinham Moscou como alvo.
Rússia nega conversa
Um porta-voz do Kremlin declarou nesta segunda (11) que a notícia narrando uma conversa entre Putin e Trump é "pura invenção".
"Não corresponde em absoluto à realidade, simplesmente uma informação falsa", afirmou Dmitri Peskov. "No momento, não há planos concretos sobre uma conversa entre Trump e Putin".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.