Conteúdo publicado há 8 meses

Múcio diz que todos os brasileiros serão retirados da guerra em Israel

O ministro da Defesa José Múcio afirmou em conversa com jornalistas que todos os brasileiros que estão na zona de conflito entre Israel e o Hamas serão trazidos de volta. A declaração ocorreu após a chegada do primeiro avião com 211 brasileiros repatriados vindos do país, na madrugada desta quarta-feira (11).

O que ele disse

O ministro disse que a ordem do presidente Lula (PT) é de que todos os brasileiros que queiram voltar sejam repatriados. "O presidente Lula tem orientado para que não fique nenhum brasileiro [na região]. Todos que desejam voltar, vamos apresentar condições [para voltar].

Vamos trazer todos os brasileiros que estão na região. O Itamaraty já está fazendo contato com países vizinhos para ver se nós deslocamos os outros brasileiros que estão no entorno.
José Múcio, ministro da Defesa

A secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura da Rocha, disse que há cerca de 2.500 brasileiros em Israel e 50 brasileiros na Faixa de Gaza.

Neste primeiro voo embarcaram 211 passageiros. No total, segundo a Embaixada do Brasil em Tel Aviv, cerca de 1.700 brasileiros pediram ao governo federal para voltar ao país nos voos da FAB — a maioria estaria em Israel para turismo.

O avião que traz os brasileiros é um KC-30 (Airbus A330) — que tem capacidade para 238 pessoas. Os brasileiros foram transportados hoje para o aeroporto Ben-Gurion, em Tel Aviv, em cinco ônibus.

Estão previstos mais cinco voos da FAB com brasileiros vindos de Israel até domingo. De acordo com o Itamaraty, será dada prioridade de atendimento a quem mora no Brasil e não tem passagem aérea comprada — a quem já têm os bilhetes ou condições de comprá-los a recomendação é que embarquem em voos comerciais.

Parte dos brasileiros embarcarão em um novo voo com a FAB com destino ao Rio de Janeiro. Outra parte será levada pela empresa Azul às cidades de destino.

A empresa auxiliará o governo federal providenciando passagens os repatriados chegarem aos seus destinos finais. Todos custos serão bancados pela Azul, segundo a Presidência da República.

Deixe seu comentário

Só para assinantes