Topo

Avião solar parte de Rabat com direção a Madri

Avião experimental Solar Impulse, que voa sem combustível, decola do aeroporto de Rabat, capital do Marrocos, rumo a Madri, capital da Espanha - Abdelhak Senna/AFP
Avião experimental Solar Impulse, que voa sem combustível, decola do aeroporto de Rabat, capital do Marrocos, rumo a Madri, capital da Espanha Imagem: Abdelhak Senna/AFP

06/07/2012 06h00

Rabat, 6 jul (EFE).- O avião Solar Impulse, que se movimenta exclusivamente com energia procedente dos raios do sol, partiu do aeroporto de Rabat em direção a Madri, segundo informou o site do projeto.

O avião solar, pilotado pelo suíço Bertrand Piccard e que posteriormente irá retornar à Suíça, seu ponto de partida, decolou às 6h20 locais (2h20 de Brasília) e deve aterrissar em Madri, após um voo ininterrupto, por volta das 0h30, também pelo horário local.

A viagem aconteceria na última terça-feira, mas uma mudança inesperada nas condições meteorológicas adiou os planos, já que o avião, que só pesa 1.600 quilos, apesar de ter a mesma envergadura de um Airbus, é muito dependente dos ventos e das correntes de ar.

Segundo a companhia Solar Impulse, o voo de hoje também apresenta dificuldades perante as fortes correntes que atravessam a Península Ibérica, que serão especialmente sensíveis à altura de Sevilha.

O Solar Impulse passou um mês no Marrocos, onde seus promotores deram apoio ao projeto de desenvolvimento das energias sustentáveis no país.

O Governo marroquino tem o plano de, em oito anos, suprir 42% de sua necessidade elétrica a partir de energia solar e eólica.