Indígenas brasileiros protestam na COP20 por demarcação de terras
Representantes de comunidades indígenas brasileiras protestaram nesta segunda-feira (8) em repúdio a uma mudança na demarcação de suas terras na conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP20), que se celebra em Lima para negociar medidas contra o aquecimento global.
Em espaços abertos da fortaleza militar que sedia a conferência, líderes da Articulação de Povos Indígenas do Brasil lançaram palavras de ordem contra o governo Dilma Rousseff por uma proposta sobre a demarcação de suas terras, cuja votação no Congresso está prevista para esta semana.
"O governo brasileiro promove o pior ataque aos povos indígenas", disse Sonia Guajajara, enquanto seus colegas protestavam com cânticos, acompanhados de chocalhos.
"O Brasil apresenta aqui metas ambiciosas para a redução das emissões, mas sua prática é o contrário: autoriza o desmatamento e a presença de hidrelétricas", reivindicou a líder indígena.
Os índios brasileiros rejeitam uma proposta de emenda constitucional, a PEC 215, que transfere do Executivo ao Legislativo a competência para demarcar terras indígenas.
"A votação da PEC 215 é uma medida que vai paralisar a demarcação de terras indígenas", lamentou Guajajara.
Delegações de 195 países negociam em Lima medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e mitigar os efeitos do aquecimento global, com vistas a um acordo multilateral que deverá ser firmado no ano que vem em Paris.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.