Topo

Dilma deve visitar ao menos seis países no primeiro semestre

Presidente Dilma deve visitar 6 países no 1º semestre - Alan Marques/Folhapress
Presidente Dilma deve visitar 6 países no 1º semestre Imagem: Alan Marques/Folhapress

Fábio Brandt

Do UOL, em Brasília

17/01/2012 06h00

A presidente Dilma Rousseff deve visitar pelo menos seis países no primeiro semestre de 2012, segundo disseram ao UOL assessores da área internacional do governo. Além das já confirmadas idas a Cuba --em 31 de janeiro-- e Haiti --1º de fevereiro--, estão na programação Alemanha, EUA, Índia e México.

Na Alemanha o destino é Hannover. Ela deve chegar em 6 de março e abrir, ao lado da chanceler alemã Angela Merkel, a CeBIT 2012 --evento de negócios em tecnologia da informação.

Ainda em março deve acontecer a prometida visita ao presidente dos EUA, Barack Obama, em Washington. Em seguida, está no roteiro Nova Déli, na Índia, em 29 de março. O motivo dessa viagem é a cúpula dos Brics --grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Para fechar o semestre, em 18 e 19 de junho, haverá a cúpula do G-20 em Los Cabos, no México.

Visitantes

Dilma também deve receber chefes estrangeiros em Brasília. Está prevista em sua agenda uma visita do primeiro-ministro da Finlândia, Jyrki Katainen, em 13 de fevereiro de 2012, segundo assessores.

Sem data definida, mas nos planos do Itamaraty para o primeiro semestre, está uma visita do presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva.