Topo

Líder do PT quer adendos sobre cartel de trens na CPI da Petrobras

Bruna Borges

Do UOL, em Brasília

27/03/2014 17h18Atualizada em 27/03/2014 18h54

O líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), afirmou nesta quinta-feira (27) que vai propor à bancada petista que sejam feitos adendos aos requerimentos que pedem a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) mista para investigar a Petrobras no Congresso. O parlamentar quer que sejam apuradas as denúncias sobre as suspeitas de cartel de trens em São Paulo.

Vicentinho anuncia a proposta no mesmo dia em que foi protocolado o pedido de abertura da CPI no Senado para apurar as denúncias de irregularidades envolvendo a estatal de petróleo.

Contra CPI da Petrobras, líder do PT ameaça com CPI do cartel dos trens

A compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, em 2006, pela Petrobras é alvo de investigação do Ministério Público, da Polícia Federal e do TCU (Tribunal de Contas da União) por suspeitas de superfaturamento e evasão de divisas.

Parlamentares favoráveis à CPI questionam o preço da operação. O valor que a Petrobras pagou em 2006 à Astra Oil para a compra de 50% da refinaria – US$ 360 milhões – é oito vezes maior do que a empresa belga havia pago, no ano anterior, pela unidade inteira.

“Essa CPI tem um grande ingrediente eleitoreiro porque algo que aconteceu há seis ou oito anos atrás aparece em período das eleições. Queremos apresentar um adendo para incluir as questões da Alston, do metrô. Essas questões com casos concretos de corrupção, que envolvem o PSDB, se for o caso, procurar informações sobre Cemig [Companhia Enérgica de Minas Gerais] e Suape [Complexo Industrial de Portuário de Pernambuco]”, disse Vicentinho ao fazer uma menção aos pré-candidatos à Presidência e concorrentes de Dilma Rousseff nas eleições de outubro Aécio Neves (PSDB-MG) e Eduardo Campos (PSB-PE). O líder, no entanto, não explica os motivos que justificariam as investigações.

 

O deputado afirma que se a proposta não for aceita, o PT deve apresentar um requerimento para criar uma CPI mista específica sobre o assunto.

Segundo o deputado, uma CPI sobre o cartel de trens em São Paulo foi barrada na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) ) por parte do governo do Estado, que é do PSDB.

O líder do PT disse que irá levar a proposta para ser discutida pela bancada na próxima terça-feira (1º).

“Se houver entendimento nós só vamos assinar [a CPI], como vamos participar. Nossa proposta é: vamos passar o Brasil a limpo”, afirmou Vicentinho.

Questionado se como líder da bancada irá pedir para parlamentares retirarem assinaturas de apoio a criação da CPI da Petrobras, Vicentinho negou. “Não é meu papel fazer isso. Eu só lamento que no caso do PSB, de Eduardo Campos, eles fecharam questão e não deixaram os deputados e senadores decidirem livremente.”