Topo

PSDB entra com ação contra senador do PMDB por prejudicar Aécio

Do UOL, em Brasília

19/05/2014 16h22

O PSDB ingressou com uma ação na Justiça Eleitoral contra o senador Lobão Filho (PMDB-MA) por propaganda antecipada negativa, por atacar o adversário eleitoral de maneira "não razoável". O partido teve acesso a um vídeo que mostra o parlamentar afirma que o pré-candidato tucano à Presidência, Aécio Neves (MG), é contra o Bolsa Família. Isso, segundo os tucanos, teria prejudicado o seu candidato na pré-campanha ao Planalto.

Segundo o coordenador jurídico do PSDB e da campanha de Aécio, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), a sanção para este tipo de crime eleitoral é multa que pode chegar a R$ 25 mil. O PSDB também estuda processar Lobão Filho por calúnia pelas pelas afirmações sobre Aécio.

“[O pré-candidato] Aécio Neves já disse em todas as emissoras de TVs e jornais que é contra o Bolsa Família”, diz Lobão no vídeo.

O vídeo foi enviado ao PSDB por e-mail. Ele foi gravado durante em Barra do Corda (MA) em 3 de maio durante um evento de apresentação de Lobão Filho, que é pré-candidato ao governo do Maranhão.

Para Sampaio, Aécio do Bolsa Família e autor de um projeto de lei que transforma o programa de transferência de renda em política de Estado, incluindo-o na Lei Orgânica da Assistência Social. "É clara a estratégia do governo de impedir o projeto de lei do senador Aécio Neves, que coloca o Bolsa Família como uma política de Estado, na LOAS e não mais como política de governo. É interessante continuar mentindo em todos os rincões do país em vez de colocar o projeto em votação e acabar com isso", afirmou.

“É uma prova inequívoca da postura nefasta do PT. De uma política de incutir o medo, um senador da República mentindo sobre o Aécio”, disse Sampaio ao comentar o vídeo.

Para Sampaio, o episódio é um prelúdio sobre como será a campanha petista em 2014. “O PSDB está atento a esta postura nefasta. O que vemos no vídeo não só não é razoável como é absurdo. O que ele fez é inaceitável”, disse.

O deputado tucano também associa a fala de Lobão contra Aécio ao governo federal. “Você faz conexões e percebe que a orientação vem de cima. Não tenho provas, mas parece que essa é a orientação do PT. Olha o medo que ele incute em metade da população.”

Segundo o tucano, quando o PSDB usou a mesma estratégia na campanha de 2002, o medo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era “real”.