Topo

Dilma cita salário mínimo e correção do IR como conquistas do trabalhador

Do UOL, em São Paulo

01/05/2015 08h35

Em pronunciamento divulgado na internet nesta sexta-feira (1º), a presidente Dilma Rousseff (PT) citou duas propostas enviadas recentemente ao Congresso como medidas dirigidas aos trabalhadores: a política de valorização do salário mínimo e a correção da tabela do Imposto de Renda.

“Em março desse ano, encaminhei ao Congresso uma medida provisória que garante a política de valorização do salário mínimo até 2019. Por lei, vamos assegurar o aumento do poder de compra do trabalhador”, afirmou Dilma em vídeo divulgado no Facebook.

“Já tínhamos aprovado, em 2011, uma lei semelhante a essa. Por isso, o salário mínimo cresceu 14,8% acima da inflação em meu primeiro mandato. Mais de 45 milhões de trabalhadores e aposentados são beneficiados por essa política do meu governo”, prosseguiu a presidente.

“Também em março desse ano enviei ao Congresso a correção da tabela do Imposto de Renda. Com ela, o trabalhador terá seu salário preservado e não irá pagar um imposto maior”, declarou a respeito da outra medida.

Logo no início do pronunciamento, Dilma procurou associar as políticas do PT à melhoria de vida dos trabalhadores. “Nos últimos 13 anos, o Dia do Trabalho tem sido uma data para celebrar as vitórias da classe trabalhadora”.

Dilma decidiu neste ano não se pronunciar em rede nacional de TV no Dia do Trabalho. O último pronunciamento feito por Dilma em cadeia de TV, em 8 de março, desencadeou um panelaço em protesto contra ela em várias cidades do país.

Ela deve fazer outros dois pronunciamentos online durante o dia.

Dilma faz "pronunciamento online" no dia do trabalho; veja