Topo

Panelaço? Na TV, PT dirá que é o partido que mais encheu as panelas

Do UOL, em São Paulo

06/08/2015 11h42Atualizada em 06/08/2015 22h17

Em programa que será exibido em rede nacional de TV na noite desta quinta-feira (6), o PT resolveu tratar dos panelaços, os protestos feitos este ano contra o partido e o governo Dilma Rousseff. A legenda se diz disposta a “ouvir, corrigir, melhorar”, mas também afirma que é a “que mais encheu a panela dos brasileiros”.

Levado ao ar quatro dias depois da prisão do ex-ministro José Dirceu na operação Lava Jato, o programa traz mensagens de Dilma, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente do PT, Rui Falcão.

É a primeira vez que Dilma aparece em rede nacional de TV desde 8 de março, quando seu pronunciamento em razão do Dia Internacional da Mulher foi alvo do primeiro panelaço. Por causa dos protestos, ela deixou de fazer pronunciamento em rede em 1º de maio, Dia do Trabalho. Ainda em maio, o partido exibiu um programa na TV sem a participação da presidente. Mesmo assim, protestos com panelas foram feitos durante a exibição. O governo prevê um novo protesto na noite desta quinta.

A menção aos panelaços no programa a ser exibido hoje, já divulgado na internet e apresentado pelo ator José de Abreu, vem no trecho final. “Nos últimos tempos, começaram a dar uma nova utilidade às panelas. A gente não tem nada contra isso. Só queremos lembrar que fomos o partido que mais encheu a panela dos brasileiros. Se tem gente que se encheu de nós, paciência. Estamos dispostos a ouvir, corrigir, melhorar. Mas com as panelas, vamos continuar fazendo o que a gente mais sabe: enchê-las de comida. Esse é o panelaço que gostamos de fazer”.

Juízo

O partido reconhece a crise econômica e o momento de dificuldade política. Pede, porém, “juízo” aos opositores. “Durante seis anos, os governos do PT conseguiram retardar a chegada da crise econômica no Brasil. Hoje o país vive problemas passageiros na economia. E tem gente se aproveitando disso para tentar criar uma crise política Uma crise política poderia trazer efeitos bem piores do que uma crise econômica”, afirmam atores em jogral no início do programa. "Não se deixe enganar pelos que só pensam em si mesmos", completam sob uma sequência de imagens dos senadores Aécio Neves (PSDB-MG), Ronaldo Caiado (DEM-GO) e José Agripino (DEM-RN) e do deputado federal Paulo Pereira da Silva (SD-SP).

“Será que o governo errou ao tentar de todas as maneiras evitar que a crise arrombasse a porta dos brasileiros. Aqui para nós, não é melhor a gente não acertar em cheio tentando fazer o bem do que errar feio fazendo o mal?”, pergunta José de Abreu.

Em um momento de baixa popularidade e com dificuldades no Congresso, Dilma se diz preparada para suportar a pressão. "Quem pensa que nos falta energia e ideias para vencer os problemas está enganado. Sei suportar pressões e até injustiças", declara. “Sei que muita coisa precisa melhorar. Tem muito brasileiro sofrendo. (...) Estou do lado de vocês”.

Lula faz comparações com governos anteriores aos do PT e diz que o atual momento “ainda é melhor”. “Eu sei que a situação não está fácil e que a crise já chegou nas nossas casas. Também sei que essa não é a primeira crise que enfrentamos. Nosso pior momento ainda é melhor para o trabalhador do que o melhor momento do que os governos passados. Nosso maior ajuste ainda é menor do que os ajustes que eles fizeram”.