Topo

Maia diz que reforma da Previdência deve passar por todas as comissões

1º.fev.2019 -  O deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) é cumprimentado por sua mulher, Patrícia Vasconcelos Maia, e os filhos após ser reeleito presidente da Câmara dos Deputados - Ernesto Rodrigues/Estadão Conteúdo
1º.fev.2019 - O deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) é cumprimentado por sua mulher, Patrícia Vasconcelos Maia, e os filhos após ser reeleito presidente da Câmara dos Deputados Imagem: Ernesto Rodrigues/Estadão Conteúdo

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

01/02/2019 22h39

Após ser reeleito presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), indicou nesta sexta-feira (1º) que é favorável a que a reforma da Previdência tramite por todas as comissões da Casa antes de ir ao plenário. 

"Não vou suprimir nada de tramitação que não tenha base regimental muito forte. Apensar uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) enviada pelo governo a PEC 287, a princípio não concordo", afirmou. 

O governo estuda enviar ao Congresso um novo texto que seria apensado à proposta que já tramita na Câmara. Com isso, não seria necessário votar o projeto em todas as comissões. Maia sinalizou que não é favorável à medida. 

O presidente da Câmara também não quis cravar se o texto seria apreciado pelos deputados ainda no primeiro semestre. "Eu dependo de saber qual é o projeto que vem, quando vem e se vem. E tem toda uma tramitação regimental que eu não posso passar por cima dela", disse. 

Maia afirmou que criar um regime de Previdência com capitalização não deve ser um problema, porque a medida valerá para os novos trabalhadores. Entretanto, ele declarou que encontrar uma solução para os trabalhadores que estão no mercado é mais difícil. 

"O problema é o estoque não é o futuro, que se resolve fácil. Como se resolveu em 2013, com o novo regime de previdência dos servidores públicos federais. O difícil é construir soluções para quem tem direitos", comentou. 

Maia ainda fez uma crítica indireta aos servidores públicos que são contrários a reforma da Previdência. 

"Muitas pessoas que tem benefícios corretos, que foram conquistados com concursos, precisam entender que em algum momento não haverá recursos para paga-los, como Minas Gerais hoje não paga salários e aposentadorias. Essa é a nossa preocupação. Aqueles que defendem a reforma da Previdência, no fundo, defendem mais o servidor do que aqueles que acha que pode empurrar com a barriga", declarou.

Maia se emociona ao lembrar do pai

UOL Notícias