Topo

Mandetta diz que áudio de rachadinha é 'rachadura' na imagem de Bolsonaro

Luiz Henrique Mandetta - Jefferson Rudy/Agência Senado
Luiz Henrique Mandetta Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado

Lucas Valença

Do UOL, em Brasília

05/07/2021 15h42Atualizada em 05/07/2021 15h42

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou que os novos áudios que implicam o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no escândalo das rachadinhas representam uma "rachadura na aparente figura que o presidente tentou passar de honestidade, de lisura".

"É o escândalo das rachaduras. As chamadas rachadinhas são muito pouco pelo que estamos vendo", disse.

A declaração do possível candidato à presidência em 2022 foi feita em referência aos áudios publicados pelo UOL que indicam o possível envolvimento direto do presidente no escândalo das chamadas rachadinhas.

O ex-ministro também contou que leu a reportagem "com desesperança e frustração".

Segundo Mandetta, as novas gravações podem resultar na criação de uma CPI específica sobre o tema, até para investigar uma possível continuidade de repasses à família presidencial.

Se estava com essa prática há tantos anos, desde a década de 1990, será que não continua?" Luiz Henrique Mandetta

CPIs

Em corroboração à fala do ministro, o relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), informou hoje que pedirá a convocação da ex-cunhada do presidente, Andrea Siqueira Valle, responsável por implicar o presidente nas acusações da prática de rachadinha, quando o funcionário é obrigado a repassar ao político que o ofereceu o cargo parte do próprio salário.

Hoje, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) disse à coluna da autora da reportagem sobre os áudios, Juliana Dal Piva, que irá protocolar até o fim do dia um pedido para instalar a CPI da Rachadinha no Senado.

Atitude semelhante tem sido empenhada pelo PSOL na Câmara, que tenta instalar uma CPI sobre o tema entre os deputados. Ambos os pedidos ainda não possuem as assinaturas necessárias para a abertura dos trabalhos dos colegiados.