Topo

Esse conteúdo é antigo

Kataguiri sobre rachadinha: Bolsonaro era o 'grande chefe da quadrilha'

Do UOL, em São Paulo

05/07/2021 12h51Atualizada em 05/07/2021 13h32

O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) afirmou hoje que não tem dúvidas sobre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ser o "grande chefe de quadrilha de dinheiro público", ao comentar sobre os áudios inéditos revelados em uma reportagem do UOL.

Os áudios corroboram aquilo que o próprio UOL havia revelado sobre Flávio Bolsonaro no Rio, que mostrava que o grande chefe de desvios, tanto no gabinete de Flávio, Eduardo e Jair Bolsonaro. Queiroz era homem de confiança não de Flávio, mas de Jair Bolsonaro
Kim Kataguiri

Nos áudios revelados pelo UOL é indicado o envolvimento direto do presidente Jair Bolsonaro, enquanto deputado federal — 1991 e 2018 — no esquema de entrega de uma parte dos salários de assessores, que configura o crime de peculato. Popularmente, o mau uso do dinheiro público é nomeado como "rachadinha".

Sobre o caso, Kataguiri escreveu no Twitter que existe uma tentativa dos bolsonaristas de tentar diminuir o crime, de falar que a rachadinha não é roubo. O deputado federal citou que o dinheiro dado aos assessores não é da família, é público e integra o orçamento das casas legislativas.

Bolsonaro tirou dinheiro do povo, que poderia ser eventualmente enviado para áreas essenciais, para colocar no próprio bolso e enriquecer. Se isso não é corrupção...
Kim Kataguiri

Marco Aurélio defende Bolsonaro

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello disse ao UOL que o Brasil precisa "marchar com segurança" e que "não é hora" de pensar em tirar Bolsonaro do cargo de presidente.

As declarações foram feitas após a reportagem questionar o ministro sobre os áudios publicados pelo UOL no escândalo das chamadas rachadinhas.

Está na hora de tirar o pé do acelerador e esperarmos. É preciso adotarmos temperança e reconhecermos que ele (Bolsonaro) tem um mandato para cumprir de quatro anos"
Marco Aurélio Mello

O ministro acredita que é necessário que se apure o caso para saber se houve algum "desvio de comportamento". Marco Aurélio, contudo, declarou que Bolsonaro não pode ser investigado por fato estranho ao atual mandato. Isso o tornaria, segundo o decano, suspeso de "qualquer procedimento e prescrição".

MBL anunciará manifestação nacional contra Bolsonaro

O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) declarou com exclusividade que o MBL (Movimento Brasil Livre) irá anunciar na próxima quinta-feira (8) a data de uma 'supermanifestação' contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

As manifestações à esquerda não atingem Bolsonaro porque reforçam o discurso dele contra a agenda privatista. Para derrubar Bolsonaro, precisamos falar com o eleitorado dele que se sentiu traído
Kim Kataguiri

Kataguiri também ressaltou que o MBL não será contrário à participação de apoiadores da esquerda durante as manifestações.

Não vamos segregar ninguém, de maneira nenhuma. Quem quiser participar da manifestação, será bem-vindo
Kim Kataguiri

Segundo o parlamentar, os protestos que pedirão o impeachment de Bolsonaro serão agendados de acordo com o avanço da vacinação. Durante a entrevista, o parlamentar não citou qual será a data dos atos contra o presidente, mas adiantou que não ocorrerão no mês de julho.

Para Kim, é incoerente anunciar manifestações enquanto a maior parte da população ainda não está imunizada contra o coronavírus.