Topo

Paraná Pesquisas: Saiba mais sobre o instituto e seus métodos

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

21/01/2022 04h00

O Paraná Pesquisas é uma empresa de Curitiba, fundada em 1990. Realizou seu primeiro levantamento sobre intenções de voto para presidente em 2013 e, desde então, divulga pesquisas eleitorais pagas com recursos próprios ou de financiadores diversos.

Na eleição de 2018, por exemplo, o instituto fez pesquisas com entrevistas presenciais de eleitores em suas casas financiadas pela empresa de consultoria de investimentos Empiricus e pela Fundação Presidente Jânio Quadros, ligada ao partido PRTB.

Esses levantamentos ouviram mais de 2.000 pessoas, tiveram margem de erro de 2 pontos percentuais e índice de confiabilidade de 95%. Atualmente, o Paraná Pesquisas também realiza levantamentos por telefone, com operadores treinados conversando com eleitores.

O próprio instituto informou ao UOL que realiza pesquisas usando diferente métodos, a depender do que foi acordado com o financiador do levantamento.

Por isso, hoje, o instituto não tem um padrão de amostra, margem de erro e índice de confiabilidade de seus levantamentos.

O Paraná Pesquisas não é filiado à Abep. Era até 2017. Naquele ano, a associação questionou o instituto sobre sua metodologia de trabalho. O Paraná Pesquisas informou que sua saída da Abep não tem relação com esse fato, mas se deu por decisão própria.

O instituto informou que está registrado em todos os conselhos regionais de estatística do Brasil, órgão que regula as atividades das empresas de pesquisa.