Topo

Comitê da OMS irá decidir em reunião se ebola é emergência mundial

Em Genebra

06/08/2014 10h48

O Comitê de Emergências da OMS (Organização Mundial da Saúde) organiza, nesta quarta-feira (6) e quinta-feira (7), uma reunião sobre a epidemia de febre hemorrágica do ebola para decidir se o problema representa uma "emergência de saúde pública de alcance mundial".

O comitê anunciará a conclusão na manhã de sexta-feira (9).

Uma emergência de saúde pública de alcance mundial é definida como um "evento extraordinário suscetível de representar um risco de saúde pública para outros Estados, com a expansão da doença a nível internacional e que requer potencialmente uma resposta coordenada no âmbito internacional", afirma o comunicado da OMS.

O comitê, que se reúne pela primeira vez para abordar a questão do vírus ebola, inclui especialistas internacionais e representantes dos países afetados que darão uma opinião técnica à diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

O comitê pode recomendar medidas provisórias para conter a expansão da doença.

A epidemia de febre hemorrágica do vírus ebola matou 887 pessoas na África Ocidental, segundo um balanço da OMS divulgado na segunda-feira (4).

A Arábia Saudita anunciou nesta quarta-feira (6) a morte de um saudita com sintomas de ebola.

A OMS ainda não recomenda a adoção de nenhuma restrição às viagens ou negócios comerciais com Guiné, Libéria, Serra Leoa e Nigéria com base nas informações disponíveis sobre a epidemia.

O vírus do ebola se manifesta, entre outras maneira, por hemorragias, vômitos ou diarreias. A taxa de mortalidade oscila entre 25% e 90% e não existe vacina homologada. O contágio acontece por contato direto com o sangue, líquidos biológicos ou tecidos de pessoas ou animais infectados.