Topo

No Brasil, diretora da OMS diz que luta contra zika será 'longa travessia'

Em Brasília

23/02/2016 19h57

A diretora-geral da OMS (Organização Mundial de Saúde), Margaret Chan, disse nesta terça-feira, em visita ao Brasil, que a luta contra o vírus da zika que desatou um alerta global será extensa e que novos casos são esperados.

O vírus da zika é muito complicado, muito resistente, muito difícil, assim como o mosquito Aedes aegypti. Aprendemos com a dengue e os surtos de chikungunya no passado e devemos esperar que surjam mais casos, devemos esperar que seja uma longa travessia

Margaret Chan, em Brasília

Chan chamou o mosquito que transmite o vírus de "um inimigo formidável" e disse que nunca viu um governo e uma sociedade dar uma resposta tão rápida e de semelhante escala como a do Brasil.

O país tornou-se o centro global de uma epidemia que os especialistas relacionam ao aumento dos casos de microcefalia em bebês cujas mães teriam contraído zika durante a gravidez. Neste mês, mais de 220.000 militares foram às ruas informar a população sobre como combater os mosquitos e a aplicar larvicidas.

O país confirmou 583 casos de bebês com microcefalia desde outubro, contra uma média anual de 150, e investiga outros 4.107 bebês com um crânio menor que o normal, segundo dados do ministério da Saúde divulgados nesta terça.