Topo

Para relaxar, não é preciso muito dinheiro; veja dicas de como encontrar a paz no dia a dia

Ana Sachs

Do UOL, em São Paulo

10/11/2012 07h00

A falta de dinheiro não deve ser um impedimento para que você desfrute de momentos de paz a relaxamento. É claro que se puder fazer toda semana uma massagem com um terapeuta especializado, aulas de ioga e meditação, ou algum tratamento nas inúmeras clínicas do gênero que se espalham pelo país, ótimo. Mas se não puder, existem muitas outras formas - baratas ou até gratuitas - de alcançar a calma no seu dia a dia. Você deve encontrar a sua, de acordo com seus gostos e estilo de vida.

"Não há uma regra. Cada um tem de encontrar o que o relaxa, pois para cada pessoa, isso vai ser diferente", frisa a psicóloga Melina Blanco, do hospital Albert Einstein. Segundo ela, nem sempre o que traz tranquilidade a uma pessoa pode trazer para outra. "Para alguns, ficar com o celular desligado é fonte de angústia. Para outros, pode ser libertador", diz ela.

Selecionamos 32 dicas para quem quer aprender a relaxar e fazer desse momento uma prática diária (veja no álbum abaixo). Lembrando que nem todas essas sugestões podem servir para todas as pessoas. Você mesmo deve encontrar e criar os seus pequenos rituais de tranquilidade e fazer deles um hábito.