Topo

Atividades do dia a dia que pedem esforço físico podem comprometer a postura e a saúde

Muitas vezes essas atividades se tornam uma verdadeira ginástica, que exige um abaixar, levantar, carregar, arrastar repetidos, submetendo o corpo a posições arriscadas; por isso é importante estar atento à postura - Thinkstock
Muitas vezes essas atividades se tornam uma verdadeira ginástica, que exige um abaixar, levantar, carregar, arrastar repetidos, submetendo o corpo a posições arriscadas; por isso é importante estar atento à postura Imagem: Thinkstock

Chris Bueno

Do UOL, em São Paulo

06/12/2012 07h00

Carregar compras, passar roupa, cozinhar, varrer a casa. Esses afazeres são tão corriqueiros que raramente paramos para prestar atenção neles – ou em como os executamos. Porém, todas essas atividades exigem esforço físico e submetem o corpo a posturas que podem comprometer coluna, quadril, joelhos e ombros.

Se realizadas constantemente com uma postura inadequada, elas podem resultar em dores localizadas ou problemas mais sérios, como varizes, bursites nos ombros, lombalgias e até mesmo hérnia de disco.

Muitas vezes essas atividades se tornam uma verdadeira ginástica, que exige um abaixar, levantar, carregar, arrastar repetidos, submetendo o corpo a posições arriscadas. Por isso é muito importante estar atento à postura na hora de realizá-las.

“Sabemos que grande parte da população mundial convive com dores nas costas. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 80% dos adultos sofrerão pelo menos uma crise aguda durante sua vida e 90% dessas pessoas apresentarão mais de um episódio neste mesmo período”, alerta o fisioterapeuta Francis Trombini de Souza, do Laboratório de Biomecânica do Movimento e Postura Humana da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). Segundo o fisioterapeuta, esse cenário resulta da má postura, do sedentarismo e das posições incorretas no ambiente de trabalho e durante os afazeres domésticos.

Postura adequada

Para evitar esses problemas, o primeiro passo é ter consciência da importância de ter uma postura adequada tanto em casa como no trabalho. O segundo é pensar na organização da própria casa e do ambiente de trabalho, preferindo móveis ergonomicamente corretos, e atentando para a altura de mesas e balcões e para a localização dos objetos.

“Muitas vezes os objetos mais usados no dia a dia ficam guardados acima da linha média do ombro, exigindo a repetição de levantar os braços várias vezes ao dia e promovendo o impacto de partes nobres do ombro”, aponta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna e diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral.

Portanto é aconselhável colocar esses objetos mais próximos do alcance. Uma boa dica também é manter sempre por perto um banquinho ou uma escada que auxiliem na hora de alcançar lugares mais altos.

Esses esforços repetitivos com a postura inadequada podem trazer uma série de problemas. E se esses problemas já estiverem enraizados, então, é necessário buscar ajuda para que não se agravem e cheguem a impossibilitar a realização de certas tarefas.

Uma das coisas mais importantes a se fazer é a reeducação postural, para evitar que o corpo continue sendo sobrecarregado com posturas incorretas. RPG, pilates, alongamentos e acupuntura são outras alternativas que podem fortalecer o corpo e aliviar as dores. Mas, em todos os casos, é sempre fundamental procurar um especialista.

“É necessário procurar opinião de um especialista de coluna, assim a pessoa será orientada como poderá ter o quadro de dor aliviado, seja por medicamento ou fisioterapia”, diz Rodrigo Amaral, médico especializado em coluna, membro do Instituto de Patologia da Coluna de São Paulo.