Topo

Estresse e variações hormonais são vilões para quem sofre de enxaqueca

Do UOL

Em São Paulo

13/06/2013 06h00

Cerca de 30 milhões de brasileiros sofrem de enxaqueca, um tipo de dor de cabeça que costuma vir acompanhada de intolerância à luz e náuseas. Nesta edição do @saúde, o médico e colunista do UOL Jairo Bouer entrevista o neurologista Luis Henrique Martins Castro, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Para quem sofre do problema, que tem origem genética, os receptores de dor em volta do cérebro são muito sensíveis a certos gatilhos, como estresse e cansaço. No caso das mulheres, as oscilações hormonais costumam ser os vilões. Alguns alimentos, como os muito gordurosos ou picantes, também podem levar indivíduos suscetíveis a ter crises de enxaqueca. 

De acordo com o médico, uma estratégia pouco adotada pelos pacientes, mas bastante eficaz, é adotar um tratamento preventivo. O especialista prescreve algum tipo de medicamento (que aparentemente não tem nada a ver com a enxaqueca) para ser tomado todos os dias. Assim, as crises ficam mais espaçadas e, quando aparecem, vem com uma intensidade bem menor.

Para quem costuma se automedicar, o neurologista faz um alerta: abusar de remédios para dor de cabeça provoca o chamado efeito rebote: a dor aparece com frequência maior e mais forte. 

Se você tem alguma pergunta sobre saúde ou sexualidade, envie para drjairobouer@uol.com.br. Assista à íntegra do programa e os demais vídeos na página do Jairo Bouer no UOL.