Perda auditiva por envelhecimento gera custos à saúde, mostra estudo
A perda auditiva em adultos com idade mais avançada aumenta o risco de hospitalização e de problemas de saúde, descobriu um novo estudo, mesmo levando em conta outros fatores de risco.
Os pesquisadores analisaram dados de 529 homens e mulheres com mais de 70 anos de idade cuja audição era normal, e os comparou com outros 1.140 cuja audição estava prejudicada - a maioria com perda auditiva leve ou moderada.
Os dados foram coletados em uma grande pesquisa nacional de saúde dos Estados Unidos em 2005 e 2006 e novamente em 2009 e 2010. Os resultados apareceram no periódico The Journal of the American Medical Association.
Após o ajuste para variáveis como raça, sexo, escolaridade, hipertensão, diabetes, acidente vascular cerebral, doenças cardiovasculares e outros riscos, os pesquisadores descobriram que as pessoas com problemas de audição foram 32% mais propensas a ser hospitalizadas, 36% mais propensas a relatarem problemas de saúde física e 57% mais propensas a apresentarem problemas de saúde mental ou emocional.
Os autores reconhecem que esta é apenas uma associação, e que pode haver fatores desconhecidos que podem ter afetado o resultado.
"Tem havido uma crença de que a perda auditiva é uma parte insignificante do envelhecimento", disse o autor principal, Dr. Frank R. Lin, professor de otorrinolaringologia na Universidade Johns Hopkins. "Mas provavelmente não é. Todo mundo conhece alguém com perda auditiva, e como nós pensamos nos custos da saúde, temos que levar em conta seus efeitos."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.