Topo

Primeiros médicos cubanos desembarcam no Recife e em Brasília

Do UOL, em São Paulo

24/08/2013 12h01Atualizada em 24/08/2013 22h37

Os primeiros médicos cubanos que integram o programa do governo federal Mais Médicos desembarcaram no Aeroporto Internacional de Recife, em Pernambuco, por volta das 13h55 deste sábado (24). Após a parada na capital pernambucana, com o desembarque de alguns profissionais, o voo fretado seguiu para Brasília e pouso no Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek por volta das 18h50. Esse grupo é composto por 206 médicos cubanos.

Entenda a proposta do governo

  • Arte/UOL

    Governo Federal quer atrair médicos para as periferias e interior do país

No domingo (25), outro grupo de 194 médicos cubanos chega em voo que fará escalas em Fortaleza e Recife antes de chegar a Salvador. Em Fortaleza, os profissionais desembarcam no Aeroporto Internacional Pinto Martins às 13h20. Em Recife, eles chegam às 16h05 no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre. E em Salvador, os médicos desembarcam às 18h50 no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães.

Os cubanos, assim com os demais profissionais estrangeiros, serão encaminhados para alojamentos militares nas respectivas cidades. A chegada dos médicos de Cuba, no entanto, tem gerado algumas polêmicas no país.  Eles serão direcionados para atuar nos 701 municípios que não foram escolhidos por nenhum médico na etapa de chamamento individual do programa, tanto de brasileiros quanto de estrangeiros.

Uma delas está relacionada ao pagamento desses profissionais. Ao contrário dos demais contratados do programa Mais Médicos, os cubanos não receberão o salário integral de R$ 10 mil, mas apenas uma parte deles - R$ 4.000, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O pagamento do Brasil é integral, mas os recursos são repassados à Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), que paga ao governo de Cuba e esse sim repassa apenas uma parte às famílias - que ficam na ilha - e outra aos médicos em si.

Médicos estrangeiros desembarcam no Brasil

Em tom de ameaça, representantes regionais da classe médica rotularam de "ilegal" a atuação de profissionais cubanos no Brasil e prometeram acionar a polícia quando eles começarem a trabalhar no país. Presidentes de CRMs (Conselhos Regionais de Medicina) também chamaram o programa de "afronta" e disseram que eventuais erros cometidos por cubanos não serão corrigidos por brasileiros.

A principal crítica da classe médica é a dispensa aos estrangeiros do Revalida, exame de revalidação dos diplomas obtidos no exterior. A AMB (Associação Médica Brasileira) chegou inclusive a entrar com nova ação no Supremo Tribunal Federal para pedir a suspensão da medida provisória que criou o programa do governo federal.

Outros desembarques 

Neste final de semana, também estão chegando ao país os 244 médicos estrangeiros e brasileiros com registro profissional no exterior inscritos na seleção individual na primeira etapa do programa.Esses profissionais desembarcam em oito capitais onde participarão do módulo de avaliação do programa sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza.

Todos eles passarão por um período de treinamento e avaliação antes de serem encaminhados aos municípios carentes onde irão trabalhar. Durante três semanas, eles terão aulas sobre saúde pública brasileira, com foco na organização e funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde), e língua portuguesa, totalizando uma carga horária de 120 horas.

Os médicos vão participar de aulas expositivas, oficinas e simulação de consultas e de casos complexos. Os profissionais também farão visitas técnicas aos serviços de saúde. Nas aulas, serão abordados temas como legislação, funcionamento e atribuições do SUS, doenças prevalentes e aspectos éticos e legais da prática médica.

Aos profissionais que vão atuar em áreas indígenas, além do módulo que será oferecido a todos os profissionais estrangeiros, haverá aulas complementares específicas sobre a saúde desses povos. Nesse caso, as aulas ocorrerão em Brasília.

  • 9826
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2013/06/24/voce-e-a-favor-da-contratacao-de-medicos-estrangeiros-para-atuar-em-areas-carentes.js

Todo o material que será usado foi elaborado por uma comissão formada por professores de universidades federais inscritas no programa, escolas de saúde pública e programas de residência, sob orientação do MEC (Ministério da Educação).

Após a capacitação, os médicos aprovados receberão um registro provisório do CRM (Conselho Regional de Medicina). O documento terá validade restrita à permanência do médico no projeto e para atuar na atenção básica apenas na região indicada pelo programa.

Por isso, segundo argumenta o governo, esses profissionais não precisarão passar pelo chamado Revalida (Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior), que se aplica para o trabalho por período indeterminado de médico com diploma de instituição estrangeira.