Topo

Fungo pode ser causa de coceira no pênis, diz Jairo Bouer

Do UOL

Em São Paulo

14/11/2013 07h00

Nesta edição do @saúde com Jairo Bouer, o médico e colunista do UOL responde a dúvida enviada por internauta sobre uma coceira no pênis que às vezes melhora, mas nunca passa. Ele diz que seu saco escrotal chega a descascar.

  • Orlando

"Para ter certeza do que está acontecendo, só mesmo procurando um especialista, de preferência um dermatologista", recomenda Jairo. Uma possibilidade, segundo ele, é a infecção pelo fungo Candida albicans, que costuma provocar coceiras e fazer a pele descamar. Às vezes é preciso tomar remédios por via oral para combater o problema.

Sexo anal

Outra dúvida enviada por internauta é bastante frequente: a prática de sexo anal pode afrouxar o esfíncter anal, causando algum tipo de incontinência no futuro? Jairo responde que isso é um mito. Claro que existem algumas exceções, como a introdução de objetos que causem lesões no músculo da região do ânus. O importante, diz o colunista, é fazer sexo anal "com os cuidados necessários, como o uso de lubrificantes, e respeitando os limites do corpo de cada um".

Hepatite

A última pergunta do programa é se a transmissão das hepatite B e C pode ocorrer pelo contato da saliva do infectado com o olho do parceiro. Jairo explica que a principal forma da hepatite B é por via sexual. "Na saliva também há vírus, então beijos muito radicais, sexo oral sem proteção e até a saliva caindo em regiões de mucosa pode, em teoria, causar contaminação". Para detectar o vírus, o indicado é fazer um exame cerca de 90 dias após a relação suspeita. "Não esqueça que existe vacina para prevenção da hepatite B", completa.

Já para hepatite C, embora exista algum risco de contaminação pelo sexo, isso é bem mais raro acontecer. O principal meio de transmissão é o sangue, explica Jairo. Já para esse tipo de hepatite não existe vacina.

Assista à íntegra do programa e aos demais vídeos do Jairo no UOL Saúde. E se você tem alguma pergunta sobre saúde, sexo ou comportamento, envie para drjairobouer@uol.com.br. Algumas questões serão selecionadas e respondidas nos futuros programas.