Fungo pode ser causa de coceira no pênis, diz Jairo Bouer
Nesta edição do @saúde com Jairo Bouer, o médico e colunista do UOL responde a dúvida enviada por internauta sobre uma coceira no pênis que às vezes melhora, mas nunca passa. Ele diz que seu saco escrotal chega a descascar.
"Para ter certeza do que está acontecendo, só mesmo procurando um especialista, de preferência um dermatologista", recomenda Jairo. Uma possibilidade, segundo ele, é a infecção pelo fungo Candida albicans, que costuma provocar coceiras e fazer a pele descamar. Às vezes é preciso tomar remédios por via oral para combater o problema.
Sexo anal
Outra dúvida enviada por internauta é bastante frequente: a prática de sexo anal pode afrouxar o esfíncter anal, causando algum tipo de incontinência no futuro? Jairo responde que isso é um mito. Claro que existem algumas exceções, como a introdução de objetos que causem lesões no músculo da região do ânus. O importante, diz o colunista, é fazer sexo anal "com os cuidados necessários, como o uso de lubrificantes, e respeitando os limites do corpo de cada um".
Hepatite
A última pergunta do programa é se a transmissão das hepatite B e C pode ocorrer pelo contato da saliva do infectado com o olho do parceiro. Jairo explica que a principal forma da hepatite B é por via sexual. "Na saliva também há vírus, então beijos muito radicais, sexo oral sem proteção e até a saliva caindo em regiões de mucosa pode, em teoria, causar contaminação". Para detectar o vírus, o indicado é fazer um exame cerca de 90 dias após a relação suspeita. "Não esqueça que existe vacina para prevenção da hepatite B", completa.
Já para hepatite C, embora exista algum risco de contaminação pelo sexo, isso é bem mais raro acontecer. O principal meio de transmissão é o sangue, explica Jairo. Já para esse tipo de hepatite não existe vacina.
Assista à íntegra do programa e aos demais vídeos do Jairo no UOL Saúde. E se você tem alguma pergunta sobre saúde, sexo ou comportamento, envie para drjairobouer@uol.com.br. Algumas questões serão selecionadas e respondidas nos futuros programas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.