Topo

Brasil tem 79 casos confirmados de chikungunya; BA é mais atingida

Do UOL, em São Paulo

01/10/2014 18h52Atualizada em 02/10/2014 11h12

Até 27 de setembro foram confirmados 79 casos de febre chikungunya no Brasil, informou o Ministério da Saúde nesta quarta-feira (1º). Deste total, 41 foram transmitidos dentro do próprio país, 33 no município de Feira de Santana, na Bahia, e oito no município de Oiapoque, no Amapá.

Os outros 38 casos são importados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa. O maior número de casos importados está em São Paulo (17) e no Ceará (4).

Com três casos aparecem Roraima e Rio de Janeiro; com dois, Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul; com um caso, Amazonas, Amapá, Goiás, Maranhão e Pará.

A febre chikungunya é uma doença causada pelo vírus do gênero Alphavirus, transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti (transmissor da dengue) e o Aedes albopictus os principais vetores. Ela pode ser combatida com medidas de prevenção a proliferação do mosquito, como fechamento de caixas d'água e evitar deixar acúmulo de água em pneus e vasos.

A doença 'prima da dengue’ tem como sintomas febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema (feridas na pele), que costumam durar de três a dez dias.

Sua letalidade é considerada rara e menos frequente do que da dengue, segundo a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde).