Topo

Coreia do Norte colocará estrangeiros em quarentena por medo do ebola

Do UOL, em São Paulo

30/10/2014 12h04

Autoridades norte-coreanas anunciaram nesta quinta-feira (30) que vão colocar em quarentena por 21 dias os estrangeiros que chegarem ao país em meio a temores de disseminação do vírus ebola. Os 21 dias equivalem ao tempo limite para aparecerem os sintomas do ebola. 

Não foram relatados casos da doença na Coreia do Norte, país que já dificulta a entrada de estrangeiros, tampouco no continente asiático.

Um anúncio distribuído às missões diplomáticas estrangeiras em Pyongyang disse que, independentemente do país ou região de origem, todos os estrangeiros serão colocados em quarentena sob observação médica por 21 dias.

Segundo o governo norte-coreano, os estrangeiros provenientes de áreas afetadas pelo vírus serão colocados em quarentena em um conjunto de locais, enquanto os de áreas não afetadas serão enviados para outros, incluindo hotéis. Missões diplomáticas e organizações internacionais serão autorizadas a permanecer em suas residências na Coreia do Norte.

A epidemia de ebola atingiu mais de 13.700 pessoas, sendo que 5.000 delas morreram. A maioria dos casos ocorre na Libéria, Serra Leoa e Guiné, embora tenham sido registrados 20 casos na Nigéria, quatro nos EUA, e um no Mali, Senegal e Espanha.

Diferente de missões diplomáticas e governamentais, a Coreia do Norte não tem praticamente nenhum contato com qualquer um dos países afetados pela epidemia na África Ocidental, embora tenha tentado cultivar boas relações com alguns países africanos.

Na semana passada, a mídia estatal da Coreia do Norte anunciou que os viajantes estariam sujeitos a um controle mais rigoroso nos aeroportos, portos e postos de fronteira ferroviária.

Em 2003, o país fechou suas fronteiras durante vários meses, durante o susto de SARS. 

(Com AP)