Topo

Com 6.902 casos suspeitos, RN decreta epidemia de dengue

Aliny Gama

Do UOL, em Natal

28/03/2015 13h50

O governo do Rio Grande do Norte decretou epidemia de dengue, nesta sexta-feira (27), depois de avaliar que o número de casos suspeitos da doença aumentou 169,82% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2014. O Estado registrou 6.902 casos suspeitos de dengue e 523 confirmações da doença somente este ano.

Até o momento, sete mortes por suspeita de dengue foram registradas, sendo um caso confirmado. Na última quarta-feira (25), um bebê de oito meses morreu com suspeita de dengue hemorrágica em Natal. O resultado do laudo deverá sair em até 60 dias.

Segundo a família, a menina Solange Lua Van Nek, 8 meses, adoeceu no fim de semana. No último domingo os pais procuraram atendimento médico, mas ela morreu na quarta-feira. “Moramos em Ponta Negra e aqui tem muitos casos de dengue. A criança estava com febre, dor de ouvido e com sinais de gripe e não fizeram o exame a tempo, só na hora quando já era tarde. Minha filha tinha apenas oito meses e morreu”, disse a mãe da menina, a holandesa Ryan Van Nek. Ela mora há nove anos em Natal com o marido Paulo Henrique Correia.

Segundo a Sesap (Secretaria de Estado da Saúde Pública), Natal é a cidade com maior número de casos suspeitos com 1.868 notificações. Porém cidades da região metropolitana de Natal estão na lista das oito com mais registros de casos suspeitos de dengue: Parnamirim com 368, Ceará-Mirim com 213 e São Gonçalo com 199 notificações de casos suspeitos.

No interior do Estado, Currais Novos, localizado na região do Seridó, é o município com mais notificações: 508. Em seguida vem Parelhas com 404; Cerro Corá com 243 e Acari com 230.

Para intensificar as ações de vigilância, prevenção e controle da dengue e febre do Chikungunya, a A Sesap disse que recebeu verbas federais na ordem de R$ 542 mil e R$ 2.773.000,00, de acordo com a Portaria nº 2.757, de 12/12/14, do Ministério da Saúde. Segundo a secretaria, diversas ações estão ininterruptamente sendo realizadas. Agentes de combate às endemias receberam capacitações e os municípios estão recebendo apoio técnico da secretaria, além da operação do carro fumacê em Currais Novos, Natal, Acari, Parelhas e Carnaúba dos Dantas.

“É preciso que a população participe ativamente tanto na prevenção dos possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, quanto na denúncia desses focos, por meio do Disque Denúncia ou online, por meio do Observatório da Dengue”, disse o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Lagreca.

O número de telefone para denúncia é 0800 281 4031 e o site do Observatório é www.telessaude.ufrn.br/observatoriodadengue.

Na próxima terça-feira (31) o comitê interinstitucional de combate à dengue vai se reunir com as regionais de Saúde para discutir medidas de prevenção e controle da dengue.