Topo

Casos de dengue sobem 214% em SP; cidade terá tendas para doentes

Atendimento Médico Ambulatorial (AMA) da Vila Barbosa, na zona leste da cidade de São Paulo, que está lotado devido aos casos de suspeita de dengue. Com alta de 214% no número de casos de dengue em relação ao ano passado, a cidade de São Paulo terá a instalação de três tendas emergenciais para atendimento aos doentes - Felipe Rau/Estadão Conteúdo
Atendimento Médico Ambulatorial (AMA) da Vila Barbosa, na zona leste da cidade de São Paulo, que está lotado devido aos casos de suspeita de dengue. Com alta de 214% no número de casos de dengue em relação ao ano passado, a cidade de São Paulo terá a instalação de três tendas emergenciais para atendimento aos doentes Imagem: Felipe Rau/Estadão Conteúdo

26/03/2015 17h23

Com alta de 214% no número de casos de dengue em relação ao ano passado, a cidade de São Paulo terá a instalação de três tendas emergenciais para atendimento aos doentes. As estruturas serão montadas pela Secretaria Municipal da Saúde a partir da semana que vem em três endereços da zona norte, região mais afetada pela doença.

Dados divulgados pela secretaria nesta quinta-feira mostram que nas dez primeiras semanas epidemiológicas do ano, a capital confirmou 4.436 casos da doença, ante 1.412 no mesmo período do ano passado. A secretaria informou ainda que, além das duas mortes por dengue já confirmadas na cidade, outras dez estão em investigação - entre elas o óbito de um homem de 35 anos que foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz na semana passada, mas que ainda é considerado suspeito pela Prefeitura.

As tendas serão instaladas ao lado de unidades de saúde municipais e terão capacidade de atendimento de 100 pacientes por dia cada uma. "Lá serão feitos exames e haverá poltronas para hidratação do doente", explica Paulo Puccini, secretário adjunto municipal da Saúde. Os endereços ainda estão sendo definidos.

As estruturas contarão com profissionais e outros recursos de cinco hospitais particulares que entraram como parceiros no projeto: Sírio-Libanês, Albert Einstein, Samaritano, Osvaldo Cruz e Hospital do Coração (Hcor). A zona norte receberá as três tendas porque já concentra 47% de todos os casos de dengue na cidade. A Brasilândia é o distrito com a maior taxa de incidência: 202,6 casos por 100 mil habitantes. "Se necessário, mais tendas serão montadas em outras localidades", disse Puccini.