Topo

Atriz americana pede ajuda para tratar anorexia

Do UOL, em São Paulo

21/05/2015 16h30

A atriz americana Rachel Farrokh e seu marido Ron Edmonson iniciaram uma campanha para arrecadar fundos e conseguir tratamento adequado para a atriz que sofre de anorexia nervosa há dez anos. Rachel atualmente pesa cerca de 20 quilos. No vídeo de divulgação, ela diz que sofre de  "uma doença psicológica que tem consequencias biológicas" e pede ajuda para ser tratada no único hospital especializado do país.

No texto da campanha, o marido explica como deve ser o tratamento para pessoas com tão baixo peso. "Se ela receber muitas calorias, o metabolismo dela irá gastar mais do que o normal e ela perderá ainda mais peso", escreveu. Edmonson precisou deixar o emprego para se dedicar exclusivamente aos cuidados da mulher.

No período em que convive com a doença, a atriz passou por inúmeras transfusões de sangue, além de problemas coagulatórios e insuficiência renal e cardíaca. Sua doença foi mantida em segredo por muito tempo, por vergonha, segundo o texto da campanha, e também para não preocupar amigos e parentes. "As pessoas pensam que a doença é uma questão simples sobre magreza e se alimentar bem. Que basta se alimentar que ficará tudo bem. A verdade é que estas pessoas estão sofrendo tanto que querem desaparecer, e só nós os ignorarmos, eles vão nos deixar".

A anorexia é a terceira doença crônica psiquiátrica mais comum em meninas adolescentes e com um índice de mortalidade de 5,6%, de acordo com dados da Associação de Psiquiatria Americana (APA). A distorção da imagem corporal e a compulsão pela magreza são associadas a inúmeras explicações, desde a influência dos meios de comunicação, baixa autoestima, ansiedade e também a fatores genéticos, embora desencadeados por fatores externos.