Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: chefe da OMS no Brasil diz que 'não há motivo para pânico'

CDC/Reuters
Imagem: CDC/Reuters

Do UOL, em São Paulo

28/02/2020 07h46

Socorro Gross, chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS) no Brasil, declarou que, apesar do número crescente de casos suspeitos de coronavírus no país, "não há motivo para pânico".

Em entrevista concedida à Globo News, a médica também falou que há bastante conhecimento em relação ao vírus e que é possível fazer um monitoramento consistente da covid-19.

"Não há motivo para pânico. As pessoas ficam ansiosas e é normal. É normal que nós, como seres humanos, quando acontece algo novo, fiquemos com dúvidas e podemos ter pânico. Mas esse vírus, que é novo, nós conhecemos mais que outros vírus, conhecemos mais informação, temos mais pesquisa, temos mais informação da transmissão, de tratamento, de quantos casos podem ser severos, de quais são as populações que são mais afetadas. Informação com a ciência é muito rápida", afirmou ela ao veículo.

Sobre o fato de uma pandemia ainda não ter sido declarada pela OMS, Gross explicou como é realizado este procedimento.

"Para uma pandemia, o comitê de emergência, que são comitês de 'experts', que analisam os fatos, vai recomendar ao diretor-geral, que é a pessoa que pode declarar uma pandemia, se é ou não necessário declarar ou não uma pandemia. Agora, neste momento, não há uma pandemia declarada".