Topo

Esse conteúdo é antigo

Dino critica postura da Anvisa para importação da Sputnik: 'inacreditável'

Governador do Maranhão, Flavio Dino - Divulgação
Governador do Maranhão, Flavio Dino Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

06/04/2021 20h41Atualizada em 06/04/2021 22h45

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), usou a palavra 'inacreditável' ao criticar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por não autorizar a importação da vacina Sputnik V imediatamente, depois de uma reunião virtual de mais de três horas com 14 governadores sobre o assunto — no mesmo dia em que o Brasil registrou mais de 4 mil mortes em 24 horas por covid-19.

"4.195 mortes. Enquanto isso, a ANVISA nos chamou para uma reunião sobre vacinas, que já dura 3 horas, para dizer que precisam ir à Rússia para avaliar pedido de autorização de importação de vacinas feito pelos Estados. Chega a ser inacreditável", postou o governador do Maranhão.

Mais cedo, o diretor-presidente da Anvisa disse que a agência fará viagem até a Rússia para buscar 'pontos fundamentais' sobre a vacina, que ainda não tem autorização para uso emergencial nem registro definitivo no país.

Os governadores, por sua vez, pedem que a autorização de importação da vacina não seja condicionada à viagem, para que ela possa acontecer de forma mais rápida.

Em seu site, a Anvisa informou, ao término da reunião, que "vai buscar de forma proativa informações que busquem superar aspectos técnicos do pedido de importação da Sputnik feito pelos estados". O órgão explicou também que o processo de importação excepcional é mais simples do que a avaliação para uso emergencial.

A diretoria da agência ponderou que "o processo de importação excepcional é mais simples do que a avaliação para o uso emergencial ou para o registro de uma vacina".

O laboratório brasileiro União Química — que firmou parceria com o Fundo Russo de Investimento Direto para representar a Sputnik V no Brasil — apresentou pedido para uso emergencial. No entanto, nem todos os documentos exigidos foram apresentados até o momento, segundo a agência reguladora. Os prazos de análise do pedido foram, inclusive, suspensos no dia 27 de março.

Compra de vacinas por governadores

O consórcio de governadores do Nordeste afirma já ter comprado 37 milhões de doses da Sputnik e pressiona pela liberação do uso da vacina no Brasil. Na tarde de hoje, representante de 14 estados participaram da reunião com a Anvisa para tratar do assunto.


Além de Dino, participaram da reunião os governadores Gladson Cameli, do Acre; Waldez Góes, do Amapá; Rui Costa, da Bahia; Camilo Santana, do Ceará; Mauro Mendes, do Mato Grosso; Helder Barbalho, do Pará; Paulo Câmara, de Pernambuco; Wellington Dias, do Piauí; Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte; Coronel Marcos Rocha, de Rondônia; e Belivaldo Chagas, de Sergipe.

Uma nova reunião sobre o tema foi marcada para amanhã às 9h. Segundo a Anvisa, participarão deste encontro técnicos da Agência e dos estados.