Topo

Esse conteúdo é antigo

Anvisa autoriza Fiocruz a produzir o insumo da vacina AstraZeneca

Com a aprovação, vacina da AstraZeneca será a primeira totalmente produzida no Brasil - ANDRé RIBEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO
Com a aprovação, vacina da AstraZeneca será a primeira totalmente produzida no Brasil Imagem: ANDRé RIBEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL

30/04/2021 20h24

A vacina da AstraZenec/Oxford será a primeira totalmente produzida no Brasil. Hoje, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a produção do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em Bio-Manguinhos. Atualmente, o insumo é importado da China.

Com isso, a fundação poderá iniciar a produção de lotes pilotos, em escala comercial, com o insumo produzido no Brasil. Após a realização de testes, a Fiocruz deve solicitar a inclusão do IFA no registro, ou fazer um pedido para uso emergencial. Todas as doses serão destinadas ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo o comunicado da Anvisa, a autorização acontece após a realização de inspeção em Bio-Manguinhos, que verificou as Boas Práticas de Fabricação da linha de produção. Com isso, ficou concluído que a fábrica cumpre os requisitos necessários.

As primeiras doses da vacina distribuídas no Brasil foram importadas prontas da Índia. No mês passado, a Fiocruz passou a entregar os primeiro lotes da vacina com envasamento na fundação.