Topo

Esse conteúdo é antigo

Saúde confirma 5 casos da subvariante de preocupação ômicron no Brasil

Subvariante é 33% mais infecciosa - NIAID
Subvariante é 33% mais infecciosa Imagem: NIAID

Do UOL, em São Paulo

05/02/2022 12h39

O Ministério da Saúde informou hoje que, até o momento, a pasta foi notificada de cinco casos da linhagem BA.2 da variante de preocupação (VOC) Ômicron no país. São dois no estado de São Paulo, dois no Rio de Janeiro e mais um em Santa Catarina.

A pasta esclarece que a sublinhagem da VOC Ômicron não tem impacto no diagnóstico laboratorial e eficácia das vacinas. Até o momento, não existem evidências relacionadas a nova linhagem que demonstrem mudanças na transmissibilidade, quadro clínico, gravidade ou resposta vacinal.

A subvariante BA.2 começou a substituir a subvariante original, a BA.1. considerada a mais comum da variante ômicron do coronavírus. Ela foi encontrada inicialmente em países como a Dinamarca. Os dados de lá não sugerem diferença na gravidade da doença, de acordo com relatos feitos por funcionários da OMS (Organização Mundial da Saúde) e reproduzidos pela agência de notícias Reuters.]

Em São Paulo, os primeiros casos do subtipo BA.2 da variante ômicron do coronavírus identificados no estado são de pessoas sem histórico de viagem -o que indica transmissão local ou comunitária, segundo a secretaria estadual da Saúde.

Os pacientes são de Sorocaba, no interior, e de Guarulhos, na região metropolitana. Ambos apresentam quadro leve da doença.

No Rio de Janeiro, os pacientes passam bem. A detecção laboratorial foi feita no Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro.