Topo

Zika vírus é assunto mais comentados nas mídias sociais

Anjali Athavaley e Melissa Fares

Em Nova York

03/02/2016 19h38

O zika vírus estava entre os assuntos mais comentados em plataformas de mídias sociais nesta quarta-feira, com usuários expressando preocupação sobre seus planos de viagem.

No início da tarde, 100 mil usuários discutiam o assunto Zika no Facebook. Segundo a empresa de análise de mídia social Zoomph, havia 50 tweets por minuto sobre zika, com as principais hashtags #salud, saúde em espanhol, e #who, referindo-se à sigla em inglês da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O vírus, que está ligado ao aumento da microcefalia no Brasil, está crescendo rapidamente nas Américas, e a OMS declarou a Zika uma emergência internacional de saúde.

De acordo com o Google, cidades no estado do Texas, nos Estados Unidos, Garland, Dallas e Grapevine, lideram a lista de buscas sobre Zika nas últimas 48 horas. O primeiro caso de transmissão de Zika nos Estados Unidos durante o surto atual foi relatado no Texas na terça-feira.

Os países que geraram mais buscas por Zika no último dia foram Venezuela, México e República Dominicana, de acordo com o Google. Também foi um dos temas mais comentados no Yik Yak, um aplicativo baseado em localização popular entre os millenials.

No Twitter, usuários reclamavam que o vírus poderia afetar planos de viagens, particularmente para as férias de primavera no Hemisfério Norte.