Topo

Melissa Gurgel, do Ceará, vence em casa e se torna Miss Brasil 2014

Do UOL, em São Paulo

28/09/2014 00h46Atualizada em 29/09/2014 12h26

A Miss Ceará, Melissa Gurgel, 19, foi escolhida Miss Brasil 2014 em evento realizado neste sábado (27) em Fortaleza (CE). Melissa vai representar o Brasil no Miss Universo, que vai ser realizado na cidade de Doral (Florida), Estados Unidos, em 18 de janeiro de 2015. Além da coroa, a bela ainda ganhou um carro no valor de R$ 40 mil por vencer o concurso.

Melissa Gurgel, 19, é modelo e estudante de design e moda. Ela se considera uma pessoa esportista, amante de cinema e de livros.

Em segundo lugar, ficou Fernanda Roberta Leme (Miss São Paulo) e em terceiro lugar, Deise Benício (Miss Rio Grande do Norte). Cada uma ganhou uma viagem para o Caribe.

A nova Miss Brasil vai tentar quebrar um jejum de 45 anos sem títulos brasileiros. As duas únicas brasileiras que levaram a coroa de mais bela do mundo foram a gaúcha Ieda Maria Vargas, em 1963, e a baiana Martha Vasconcellos, em 1968.

Estrutura do concurso

No primeiro bloco, todas as 27 candidatas desfilaram e foi anunciado o melhor traje típico, que foi o vestido pela Miss Espírito Santo, Amanda Racler. O estilista Paulo Roberto Balbino, responsável pela roupa inspirada em “Nossa Senhora da Penha”, ganhou uma viagem ao Caribe pela vestimenta.

No segundo bloco, foi anunciado o top 15. A seleção de 14 garotas foi feita por um júri técnico nos dias que antecedem o evento e uma delas foi escolhida por voto popular.

Ficaram na disputa as representantes do: Pará, Paraná, Amazonas, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Santa Catarina, Goiás, Maranhão, São Paulo, Acre, Amapá, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará e Espírito Santo.

Já no terceiro bloco, foram eliminadas outras cinco candidatas, restando dez misses. Ficaram na disputa as representantes do Ceará, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Amapá, Amazonas, Goiás e Maranhão.  Após a saída das candidatas, houve um desfile de biquínis.

Em mais uma eliminação realizada no quarto bloco do concurso, restaram cinco candidatas: Miss Ceará (Melissa Gurgel), Miss São Paulo (Fernanda Roberta Leme), Miss Rio Grande do Norte (Deise Benício), Miss Amapá (Priscila Winny) e Miss Goiás (Beatrice Fontoura).

Jurados

Durante o concurso há dois tipos de juris, sendo um técnico, que avalia as garotas nos dias anteriores ao evento, e um artístico, que analisam as candidatas durante a transmissão.

O júri técnico era composto por Beta y Plá, do artístico da Band, Edith Gomes, blogueira de moda, Evandro Hazzy, coordenador técnico do Miss Brasil, Gabriela Fagliari, diretora de planejamento da Enter e Rebeca Thomas, estilista da grife Água de Coco.

Já o júri artístico era composto por Aline Midlej, jornalista e apresentadora do “Café com Jornal”, da Band; Bismarck Maia, secretário de Turismo do Ceará; Filippo Pedrinola, endocrinologista; Ivana Bezerra de Menezes, vice-presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis); Jéssika Angelim, coordenadora de marketing do Beach Park; JR Duran, fotógrafo; Lucio Albuquerque, presidente da marca de jeans Handara; Maurício Harger, presidente da Amanco; Natália Guimarães, modelo e vencedora do Miss Brasil 2007; Nivaldo Prieto, narrador da Band; Tatiana Ponce, diretora de Marketing da Nívea e Ticiana Villas Boas, jornalista e apresentadora do “Jornal da Band”.