Topo

Tempestades matam seis e deixam milhares de desabrigados na Europa Central

03/06/2013 08h52

Seis pessoas morreram, várias são consideradas desaparecidas e milhares se viram obrigadas a deixar suas casas pelas inundações provocadas pelas fortes chuvas dos últimos dias na República Tcheca e na Áustria.

O governo tcheco decretou estado de emergência em quase todas as regiões da Boemia, na parte ocidental do país, e mobilizou milhares de soldados para as operações de resgate.

"No momento, registramos cinco mortes", disse a porta-voz da polícia, Stepanka Zatlukalova.

Duas pessoas morreram no domingo no desabamento de sua casa em Trebenice, uma localidade a 30 km de Praga, às margens do rio Vltava. Outras duas pessoas foram encontradas sem vida no norte do país e um homem de 82 anos se afogou em Benesov, ao sul de Praga.

Muitas pessoas continuam desaparecidas, segundo a polícia.

A previsão para as próximas horas é de fortes chuvas em todo o país.

Na vizinha Alemanha e na Áustria também aconteceram inundações e pelo menos uma pessoa morreu.

Nesta segunda-feira, centenas de pessoas foram retiradas de suas casas e as equipes de resgate procuravam duas pessoas desaparecidas na Áustria.

Na província montanhosa de Tirol, que foi afetada no domingo por uma tempestade, as inundações provocaram quase 70 deslizamentos de terra e 1.500 casas estão sem energia elétrica.

Um deslizamento de terra provocou o descarrilamento de um trem de mercadorias durante a noite, mas ninguém ficou ferido.

Desde domingo, os bombeiros retiraram 2.695 pessoas de suas casas na República Tcheca.

O primeiro-ministro do país, Petr Necas, anunciou o envio de 2.000 militares e a liberação imediata de 300 milhões de coroas (15,2 milhões de dólares) para a reparação de danos.

As inundações dificultaram o trânsito na Boemia, a parte ocidental do país da Europa central de 10,5 milhões de habitantes.

As ferrovias e estradas foram cortadas por árvores caídas, segundo as autoridades locais.

A situação era tensa em Praga, onde foram instaladas barreiras para conter as inundações ao longo do rio Vltava. Além disso, 5.000 habitantes receberam ordens para deixar suas casas.

Pontes e estações do metrô permaneceram fechadas. Além disso, as escolas não abriram as portas nesta segunda-feira, por ordem das autoridades locais.

Em 2002, a capital tcheca sofreu com inundações históricas que deixaram 17 mortos e danos materiais avaliados em três bilhões de euros (3,9 bilhões de dólares).