Topo

Incêndios escurecem céu de Sydney e destroem casas

17/10/2013 12h43

SYDNEY, 17 Out 2013 (AFP) - O céu de Sydney ficou escuro nesta quinta-feira pela fumaça e pelas cinzas provenientes de imensos incêndios que arrasavam o sudeste da Austrália e que podem ter destruído centenas de casas, segundo o Corpo de Bombeiros.

Vários incêndios declarados nas Montanhas Azuis, uma cadeia montanhosa situada 100 km a oeste de Sydney, envolveram a maior cidade australiana na penumbra: o céu estava coberto por uma camada de nuvens espessa e opaca, e cinzas caíam do céu.

Além disso, eram registrados ventos fortes e temperaturas por volta dos 34 graus, anormalmente altas para a data.

"Ainda não sabemos quantas casas foram destruídas, mas prevemos que sejam várias centenas", declarou Barry O'Farrell, primeiro-ministro de Nova Gales do Sul, o Estado no qual se encontra Sydney.

O responsável pelos serviços do Corpo de Bombeiros do Estado, Shane Fitzsimmons, classificou o dia de "muito difícil e muito perigoso", com fogos imprevisíveis, que progrediam em alta velocidade devido à ação do vento.

"Teremos dezenas, ou até centenas de propriedades destruídas e pessoas que perdem tudo o que têm", acrescentou.

As autoridades de saúde de Sydney alertaram as pessoas com problemas respiratórios sobre os riscos da situação. Até o momento não foi registrada nenhuma vítima fatal.

A força dos ventos impediu a mobilização de vários aviões anti-incêndios. As autoridades recomendaram que os moradores das Montanhas Azuis deixem as estradas livres para ajudar na passagem dos veículos do Corpo de Bombeiros.

Espera-se que a velocidade dos ventos diminua e que as temperaturas caiam na sexta-feira, embora, segundo as previsões meteorológicas, elas voltem a subir no fim de semana.

Os incêndios florestais são frequentes na Austrália durante o verão. Em 2009, um incêndio no estado de Victoria (sul) provocou a morte de 173 pessoas e reduziu milhares de casas a cinzas.