Topo

DiCaprio lança desafio da água gelada contra extração de petróleo

26/08/2014 20h08

MONTREAL, 26 Ago 2014 (AFP) - O astro hollywoodiano Leonardo DiCaprio atribuiu ao desafio da água gelada um propósito incomum: ele o virou em si próprio em nome da luta de nativos afetados pela extração de petróleo no Canadá e mencionou o primeiro-ministro do país.

O ator e diretor trabalha atualmente na província de Alberta (oeste) em um documentário sobre a extração de areias betuminosas, uma atividade criticada pelo impacto ambiental que causa.

Em um vídeo publicado em sua conta do Facebook, DiCaprio aparece entre dois chefes de comunidades autóctones que vivem perto das zonas de extração, onde foram registrados casos pouco habituais de câncer e nos últimos anos apareceram peixes mutantes.

"Estou em Alberta para me informar sobre as areias betuminosas canadenses e seu impacto no clima, na terra, na água, e na saúde das comunidades autóctones que vivem aqui", disse o ator, antes de praticar o ritual popularizado pela Associação AS, que luta contra a esclerose lateral amiotrófica.

A brincadeira, repetida por milhares de pessoas em todo o mundo, consiste em levar um banho de água gelada ou fazer uma doação para a organização. Foi inventada para arrecadar fundos e criar consciência sobre a gravidade da doença.

Mas antes de que DiCaprio jogasse a água gelada no chamado "#IceBucketChallenge", dois chefes ameríndios desafiaram o presidente da associação petroleira canadense e o presidente do grupo canadense Suncor a fazerem o mesmo.

Já DiCaprio convidou o premier canadense, Stephen Harper, grande artífice do desenvolvimento da indústria do petróleo em seu país, a se molhar.

Ambientalistas denunciam continuamente as consequências ambientais da exploração de areias betuminosas porque, para extraí-las, é preciso destruir hectares de florestas e escavar enormes tanques para a sedimentação da água suja.