Topo

Jia Jia, a panda mais velha em cativeiro, comemora 37 anos

28/07/2015 09h58

Hong Kong, 28 Jul 2015 (AFP) - Jia Jia, uma panda de um parque de lazer de Hong Kong, completou nesta terça-feira 37 anos, um recorde de longevidade em cativeiro para esta espécie, que habita em estado selvagem as montanhas chinesas.

Sua idade, equivalente a um século de vida para os homens, não impediu Jia Jia de devorar um bolo de sorvete de frutas em seu lar no Ocean Park.

"Jia Jia estabeleceu dois recordes no Livro Guinness por ser o panda vivo mais velho em cativeiro e o que passou mais tempo em cativeiro na história", declarou Blythe Ryan Fitzwilliam, representante do Guinness World Records.

Da subespécie de pandas gigantes, Jia Jia, cujo nome significa "excelência", nasceu na província chinesa de Sichuan em 1978. Em 1999, foi entregue a Hong Kong por ocasião do segundo aniversário da devolução da colônia britânica à China.

O recorde anterior pertencia a um macho Du Du, que morreu em julho de 1999 com 36 anos em um zoo da província de Hubei.

Segundo a veterinária Paola Martelli, Jia Jia está bem, apesar da idade avançada, e tem catarata e problemas de artrite.

"Dorme mais, está menos ativa. Mas envelhece bem, como uma avozinha", declarou.

Sem condições de mastigar bambu, base da alimentação dos pandas, Jia Jia se alimenta de fibras.

Segundo o último estudo realizado pela Autoridade Chinesa de Gestão de Florestas, 1.864 pandas gigantes viviam na China em estado selvagem em 2013, ou seja, 268 a mais que há dez anos.

dc-lm-gab/ros/bc/app/cn