Topo

Teleférico do Alemão está fechado há quatro dias após ataques contra UPP

No Rio

21/07/2014 09h10

Depois de um fim de semana violento, o teleférico do complexo de favelas do Alemão, na zona norte do Rio, continua fechado na manhã desta segunda-feira (21). Segundo a concessionária Supervia, que administra o equipamento, técnicos continuam inspecionando o teleférico devido aos episódios de violência desde a última quinta-feira (17). O procedimento, de acordo com a Supervia, é adotado para garantir a segurança dos passageiros; ainda não há previsão para o retorno da operação.

Na manhã desta segunda, o policiamento está reforçado no Alemão, ocupado por UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora). Na noite de domingo (20), traficantes dispararam contra um contêiner da UPP do morro do Alemão, na rua Canitar.

Um soldado que estava dentro do alojamento foi baleado no abdome e encaminhado ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Os traficantes também atearam fogo numa viatura da PM estacionada ao lado da base da UPP.

Os ataques seriam uma retaliação à morte de Matheus Alexandre Silva dos Santos, 18, morto ontem à tarde em troca de tiros com PMs, por volta das 14h. Segundo a PM, militares faziam patrulhamento pela Praça do Índio quando foram surpreendidos por um grupo de traficantes armados. Santos, de acordo com a PM, estaria com uma pistola 9mm e um carregador.

Os ataques também podem ter sido uma represália pela prisão de Diogo Wellington Costa, o "Diogo Bebezão", 28 anos, na madrugada de sábado. O suspeito de tráfico de drogas estava numa festa na comunidade e foi abordado quando saía, na rua Canitar, por policiais da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Ele tentou fugir, houve troca de tiros e Costa foi ferido no abdômen. Ele está sob a custódia de um policial no Hospital Municipal Salgado Filho, onde passou por uma cirurgia.