Topo

Governo dá início a emissão de passaportes brasileiros com validade de 10 anos

Novo passaporte comum eletrônico brasileiro é lançado - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Novo passaporte comum eletrônico brasileiro é lançado Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De Brasília

10/07/2015 11h58Atualizada em 13/07/2015 16h21

A partir desta semana, o governo brasileiro passa a emitir o novo modelo de passaporte, que terá o prazo de validade dobrado de cinco para dez anos. O documento conta agora com novos mecanismos de segurança.

A emissão no novo formato já está sendo feita desde segunda-feira (6) pela Polícia Federal e a Casa da Moeda. O valor da taxa cobrada foi reajustada em 65%, e passou de R$ 156,07 para R$ 257,25. Entre as mudanças implementadas, a adoção de nova criptografia para assinatura digital, além de modificações na capa e imagem invisível fluorescente.

De acordo com o Ministério da Justiça, o país também passa a fazer parte do Diretório de Chaves Públicas da Organização Internacional da Aviação Civil, o que vai agilizar a verificação de autenticidade dos documentos.

O ministro interino das Relações Exteriores Sérgio Danese, que participou de cerimônia de lançamento no Ministério da Justiça, nesta sexta-feira, 10, ponderou que haverá uma defasagem na emissão das novas cadernetas em representações consulares do governo brasileiro no exterior por questões de logística.