Topo

Secretário de Cultura de São Paulo diz que 23 de Maio "ficou muito cinza"

21.jan.2017 - Pintura feita pela prefeitura para cobrir grafites na avenida 23 de Maio desbota com a chuva - Bruno Santos/Folhapress
21.jan.2017 - Pintura feita pela prefeitura para cobrir grafites na avenida 23 de Maio desbota com a chuva Imagem: Bruno Santos/Folhapress

Em São Paulo

24/01/2017 08h45

O secretário municipal de Cultura, André Sturm, disse na segunda-feira (23) que a avenida 23 de Maio pode voltar a ficar colorida ainda no primeiro semestre deste ano. A prefeitura estuda para a via um Festival do Grafite, com artistas selecionados e materiais fornecidos pela gestão.

Na segunda-feira (23), já com muitos muros pintados de cinza, a avenida amanheceu com um trecho salpicado de tintas coloridas, sob o Viaduto Tutoia, na região do Paraíso.

Sobre o cinza que encobriu a avenida 23 de Maio, Sturm afirmou que a prefeitura terminará de remover, nos próximos dias, todos os murais que não estiverem em bom estado de conservação. Somente oito serão mantidos --questionado, o secretário não disse quais.

O titular da Cultura afirmou apenas que a gestão Doria pintou de cinza todos os grafites que estavam pichados por cima do desenho, com cores esmaecidas e danificados pela poluição.

O secretário negou que a prefeitura tenha usado o critério de que "uma imagem era artisticamente menor do que a outra". "A arte urbana tem como pressuposto ser efêmera, em qualquer lugar do mundo. A pessoa, quando faz grafite, sabe que aquilo pode apagar, pode ser manchado. Aquilo não vai ficar lá para sempre. Grafites não têm essa natureza", disse.

doria 23 - Zanone Fraissat/Folhapress - Zanone Fraissat/Folhapress
O próprio prefeito João Doria pintou uma parede pichada na avenida 23 de Maio
Imagem: Zanone Fraissat/Folhapress

Segundo Sturm, a via é uma das possibilidades para receber o evento "em função do ruído" causado pela remoção dos grafites e das pichações, intensificada nos últimos dias. "Ficou muito cinza e há uma vontade de fazer", afirmou Sturm. Desde 2015, era um museu a céu aberto, com mais de 70 murais. A limpeza dos muros é uma ação do programa Cidade Linda.

Até o fim deste mês, a Prefeitura vai escolher uma via da cidade para a realização do festival de grafite. Outras ruas também estão sendo analisadas. Na sequência, serão abertas inscrições para artistas. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".