Topo

Greve na Lufthansa causa cancelamento de mais de 1.700 voos

22/04/2013 16h04

FRANKFURT, 22 ABR (ANSA) - Mais de 1.700 voos da companhia aérea alemã Lufthansa foram cancelados hoje por causa de uma grave de 33 mil funcionários da empresa.

O sindicato Ver.di, que convocou a greve, pede um aumento dos salários de 5,2% para seus afiliados. Além disso, os sindicalistas querem garantias para os trabalhadores, após a Lufthansa ter começado um plano de redução de custos de aumento das vendas, que prevê o corte de 3,5 mil vagas.

A greve afetou os dez principais aeroportos alemães, entre os quais o de Frankfurt e de Munique, onde são realizadas conexões para muitos destinos nacionais e internacionais.

Este se trata do maior bloqueio no transporte aéreo na Alemanha, desde abril 2010, quando a erupção do vulcão islandês Eyjafjallajokull impediu, por seis dias, a decolagem de mais de 100 mil voos em toda a Europa.

No final de março uma primeira greve tinha obrigado a Lufthansa a cancelar cerca de 700 voos, mas agora, se as negociações com a Ver.di não chegarem a uma conclusão positiva, o sindicato já anunciou que vai organizar um referendo entre os trabalhadores para decidir sobre uma greve sem previsão de fim.